Começa nesta terça-feira (14) a 76ª Assembleia Geral da ONU que, pela primeira vez na história, será realizada em formato híbrido - virtual e presencial. O tema para este ano é: “Construindo resiliência por meio da esperança – para se recuperar da covid-19, construir de forma sustentável, responder às necessidades do planeta, respeitar os direitos das pessoas e revitalizar as Nações Unidas”.
Mais de 100 chefes de estado e de governo no seguimento de alto nível estarão reunidos no maior encontro de líderes mundiais onde terão participação presencial e virtual em diversas reuniões, conferências e encontros paralelos.
Às vésperas do encontro, o secretário geral da ONU, António Guterres, usou a sua conta do Twitter para enfatizar a importância da paz em todos os países no alcance de um futuro sustentável. “A paz é possível. A paz é necessária. A paz é o único caminho para um futuro sustentável. Para todas as pessoas em todos os países”, disse Guterres.
O presidente do Brasil Jair Messias Bolsonaro, junto com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, viajarão para Nova York para o encontro presencial e terão participações na abertura do debate Geral previsto para o dia 21 de setembro.
Dentre os eventos aguardados com forte expectativa está a Cúpula da ONU sobre Sistemas Alimentares. A Cúpula é considerada “a preparação do cenário para a transformação no setor” que visa a atingir Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.