Com o cenário quase todo pronto para o início de uma possível guerra com a Coreia do Norte, os EUA ajustam os seus preparativos finais para dar início ao que pode ser a maior catástrofe entre nações da história, uma guerra que poderá envolver velhos inimigos superpoderosos. Os norte-americanos enviaram nesta sexta-feira (19) para a península coreana seu porta aviões USS Ronald Reagan fortalecendo a presença do exército americano na região onde também já está a postos o porta aviões USS Carl Vinson.
O comando do pacífico (PACOM) informou que o porta aviões de patrulha deu início às suas atividade de primavera na região e que os dois porta aviões de nível atômico estão realmente próximos um do outro. Também, que não é comum que os EUA ponha em ação dois aparatos de guerra de propulsões nucleares desse porte apenas como “teatro de operações”.
Já o Carl Vinson realiza manobras militares com a marinha Sul-Coreana no mar do Japão, conforme informou um porta-voz da defesa Sul-Coreana.
O envio de mais um porta aviões à península é um forte indicativo da grande preocupação do pentágono com as atividades nucleares incomuns de Pyongyang que, na última semana, realizou mais um teste de lançamento de míssil, o que gerou indignação na comunidade internacional, aumentando ainda mais o estado de alerta dos EUA. O teste feito pela CN mostra os avanços tecnológicos de Pyongyang em lançar um míssil atômico intercontinental capaz de atingir o território americano.
Ag. Indicatu – SP/BR – 19/05