Coreia do Norte diz que ataque à base americana na ilha de Guam acontecerá até a metade de Agosto
Esquenta o clima entre Estados Unidos e Coreia do Norte
Os senhores da guerra a um passo do conflito - Pyongyang anunciou nesta quarta-feira (09) que um ataque com mísseis de médio e longo alcance será usado em uma ofensiva militar contra o território de Guam até a metade do mês de Agosto.
Guam é uma ilha na micronésia no oeste do oceano pacífico, nas extremidades das ilhas Marianas, um território administrado pelos EUA que também possue bases militares na ilha. A crise norte-coreana tem se agravado à cada dia com novas sanções diplomáticas impostas pelos Estados Unidos, com o intuito de barrar o desenvolvimento de armas nucleares da península norte-coreana. Esta, porém, tem se mostrado cada vez mais resistente, sem demonstrar as mínimas intenções para um acordo de paz.
As declarações do presidente Trump são estarrecedoras. Trump, irritado com o avanço nuclear da CN e em resposta à uma matéria do jornal The Washington Post onde diz que a Coreia do Norte está produzindo ogivas nucleares compactas, que podem ser transportadas pelos mísseis produzidos no país, disse que "qualquer ameaça aos EUA será enfrentada com fogo e fúria nunca antes visto no mundo".
Em um mapa apresentado no site da revista Veja, mostra o raio de alcance dos mísseis norte-coreanos, os quais, segundo as imagens, podem atingir o Alasca. À primeira vista, o Brasil está fora do alcance dos mísseis, cuja potência cobre o trajeto de 6.700 km em 37 minutos.
AGÊNCIA INDICATU - SP/BR - 10/08