Body

noticias/480556944.jfif

Brasil

2.749 visualizações

Social

Brincadeira da rasteira – uma brincadeira de mau gosto que está matando

Brincadeira de mal gosto é a nova febre entre os jovens brasileiros

Autor

(Foto: Print e edição por Indicatu Web Notícias)

No Brasil as coisas estão assim. Uma brincadeira de mau gosto vira mod...

Veja mais artigos em Brasil

No Brasil as coisas estão assim. Uma brincadeira de mau gosto vira moda e rapidamente viraliza nas redes sociais. De repente, aquilo que era uma simples brincadeira já está causando brigas, amizades rompidas, relacionamentos rachados e, no pior dos casos, levando à morte.

Uma coisa que se popularizou entre os jovens brasileiros nos últimos dias é a chamada ‘Brincadeira da rasteira’.

Ela funciona da seguinte forma: 3 jovens se juntam, sendo que 2 deles, por combinação, posicionam-se nas extremidades do trio para, quando todos derem um salto, os jovens da extremidade darem uma rasteira no que está no meio.

A brincadeira é de muito mal gosto e tem consequências extremamente sérias. Na inocência e desejo de está engajado no grupo e não se sentir excluído, alguns jovens acabam desconsiderando os bons conselhos dos pais e acabam entrando nesta ‘barca furada’, por assim dizer, que vai lhe custar a vida. Até o presente, há vários relatos de jovens que tiveram traumatismo craniano e outras fraturas graves por conta da “brincadeira”.

Nos casos mais graves, uma adolescente de apenas 16 anos morreu ao bater com a cabeça no chão, tendo traumatismo craniano ao participar de uma brincadeira “mais leve” do que a da rasteira com amigos durante o intervalo na escola. Em outros casos, jovens chegam a desmaiar após bater com a cabeça no piso. Um dos fatores que pesam para os efeitos colaterais da brincadeira é o chamado ‘‘elemento surpresa’’. Isso mesmo. Quando os jovens saltam e a vítima do meio leva o golpe, o corpo dela não está preparado para a força de natureza externa, que no caso é a rasteira, pegando-a de surpresa e sem jeito, causando-lhe um tombo desconcertante e fatal.

 Por que o golpe é mortal?

No golpe, os pés da vítima, que já estão fora do chão, são levados para frente, elevando a parte inferior do corpo. A cabeça é sempre a primeira parte do corpo a atingir o chão e, dependendo da altura dos golpeadores e da vítima, o impacto pode ser ainda mais forte. Quando os golpeadores são maiores do que a vítima, suas pernas são mais longas, o que significa que as pernas da vítima serão elevadas em um nível ainda maior, tornando a parte superior do corpo totalmente indefesa e quase que de cabeça para baixo. Isso quer dizer que a vítima não terá chance de se proteger e que a pancada na cabeça será fatal.

Em outras épocas

Brincadeiras como essa sempre surgem entre os jovens ao longo das décadas e, na maior parte dos casos elas tendem a se propagar em escolas públicas entre adolescentes.

Na década de 90 surgiu uma brincadeira onde um jovem se posicionava agachado atrás da vítima enquanto o outro que estava em sua frente o empurrava para trás. Nesse caso, a queda era amortecida pelo corpo do jovem que servia como armadilha para a vítima, tornando a brincadeira, de certa forma, tolerável.

Agência Indicatu – SP/BR – 13/02/2020

Texto: Da redação

2.749 visualizações

brincadeira-da-rasteira,morte,jovens,adolescentes,mau-gosto

Falando sobre Artigos relacionados, História, Tecnologia, Mais lidos, Esportes, Internacional

Relacionados

Artigos relacionados




História

História



Mas será o Benedito?

A história de um escravo fugitivo que libertava outros escravos para romper as amarras da escravatura no século XIX


Tecnologia

Tecnologia




Mais lidos

Mais lidos




Esportes

Esportes




Internacional

Internacional




Privacidade Termos de uso Cookies