Um raro exemplar da espécie Tambaqui foi capturado por um pescador na Barragem de Pedra da cidade de Jequié. O enorme peixe, também conhecido como 'Pacu vermelho', pesando cerca de 45 quilos, foi pescado de anzol por um pescador que gravou a ação e postou nas redes sociais.
"Vocês fala que Barragem de Pedra não tem peixe grande? Aí óh! É engano óh!? Barragem de pedra tem peixe grande óh!", gabou-se extasiado o aventureiro pesqueiro.
Pelas imagens dá para ver que o peixe foi pescado em seu estado raro, ou seja, com o tamanho e peso máximos, que são de 110cm de comprimento e pesando 45 quilos, um feito raríssimo, visto que, por causa da sobrepesca, é muito difícil encontrar indivíduos desse porte.
O Tambaqui é um peixe de escamas e encontrado comumente na bacia amazônica. Sua carne é bastante saborosa. É um peixe que, durante as épocas de cheia entra na mata inundada para se alimentar de frutos ou sementes. Na seca, os individuos jovens costumam ficar em lagos para se alimentar de Zooplancton e os adultos migram para rios de água doce barrenta para desovar, um habitat perfeito e cacacterístico do Rio das Contas, trajeto fluvial no qual a Barragem de Pedra foi construída.
Em períodos de desova, os peixes desta espécie não se alimentam, pois vivem da gordura acumulada na época cheia.
Agência Indicatu - SP/BR - 07/2019
Texto: Da redação