Por que alguns sites espantam os usuários?
Entrei, mas, só de ver, já fui logo saindo
Primeiro porque, nem todo conteúdo agrada a todos. Tem gosto para tudo, por isso, determinadas matérias fazem o visitante não perder seu tempo e já ir logo partindo para outra página.
Mas, perceba que, dificilmente, alguém entra em um site por acaso, concorda? Então, por que o usuário sai logo, sem levar, sequer, cinco ou dez segundos no site?
A leitura
Vamos partir do princípio de que o brasileiro não gosta de ler. Arriscamos dizer que, essa não é uma dificuldade só dos brasileiros, mas, do ser humano em seu conjunto. Entretanto, algumas culturas desenvolveram gosto pela leitura e passou isso para seus descendentes.
Acontece que a internet facilitou muito o gosto pelo conteúdo escrito, posto o fato de este poder ser lido em aparelhos de diversos formatos, aumentando a sensação de controle da informação. Outro motivo é que a internet nos passa a ideia de ‘tempo real’ das coisas. Automaticamente passamos a crer que não somos os únicos a estar naquela página e isso torna o assunto ainda mais interessante. Um sistema de comentários plugado nas redes sociais também é uma gigante mola propulsora do gosto pela leitura e, tudo fica ainda mais intenso se a matéria foi compartilhada a você por um amigo da sua rede.
O que espanta o usuário
Uma página imensa, com grande conteúdo de texto, e o que é pior, com poucas imagens, obriga o usuário a sair depressa dali. Por natureza, somos impulsionados a sentir que, só entenderemos o assunto em questão caso leiamos toda a matéria. Isto é um grande problema, porque a internet acelerou a informação e reduziu ainda mais a paciência do usuário. A rapidez se tornou um vício e, a espera, um tédio insuportável. Prender o usuário em uma página imensa não é legal. É cansativo.
Fica pior ainda se o aparelho do internauta está saindo de linha com o surgimento de novas tecnologias e aprimoramento da rede mundial que torna o conteúdo mais pesado e difícil de abrir em alguns aparelhos mais antigos. Ele sequer perde tempo em pensar de sair daquela página.
A solução
Por isso, a dica é resumir bem o assunto e torna-lo ainda mais interessante. Isso mostra que você, dono da página, respeita o usuário e deixa a porta aberta para ele voltar outras vezes, visto que não o faz pensar: “Seu eu entrar ali vou demorar para entender”. É como um correspondente bancário que só anda cheio, com filas enormes, e faz com que clientes mais apressados se desloquem para outros mais vazios.
Gostou do assunto? Deixe sua opinião nos comentários. Acredite, alguém vai querer saber o que você pensa e, o conteúdo, pode ser mais interessante a você na próxima matéria.
Ag. Indicatu – SP/BR – 06/05