Três coisas que prejudicaram a audiência do Gilberto Barros com a matéria TV Leão em Betel
Gilberto Barros encerra matéria sobre as testemunhas de Jeová com um público fidelizado de mais de 100.000 usuários
Muito aguardada por centenas de milhares de testemunhas de Jeová no Brasil, a matéria do Gilberto Barros 'A TV Leão em Betel' com certeza foi a cobertura jornalística mais minuciosa sobre o grupo religioso até o momento, e que, talvez, nunca mais se repita.
Para quem acompanhou a transmissão do programa ao vivo pelo facebook pôde sentir de primeira mão a alegria e o entusiasmo de testemunhas de Jeová de todo o país. Como dizem os religiosos, foi 'Um grande testemunho' em favor do nome de Deus nunca antes visto na história da mídia brasileira.
Mas, algumas coisas dificultaram o sucesso do programa, o que acabou prejudicando, de certa forma, a sua audiência. Veja algumas delas:
A época do ano
Quem conhece as testemunhas de Jeová sabe que elas realizam três eventos de peso durante o ano, sendo o mais longo de todos, seus congressos de três dias, cuja temporada começa no mês de Maio e vai até o final de Outubro. Durante esse período, o grande volume de informações, associado à carga horária de cada programa diário, deixa o usuário exausto, o que lhe faz ir à busca de descontrações ao ar livre à noite, alguns nas praças de alimentações, outros em pizzarias e restaurantes. Um fator que com certeza prejudicou a audiência da transmissão do programa.
O dia da semana
Testemunha de Jeová não para de estudar. A sexta-feira, dia em que a série foi exibida, é o dia em que a maioria dos religiosos preparam o estudo de A Sentinela, estudada nos fins de semana. Assim, os que não estavam no congresso, ocuparam-se com outras obrigações. Teve quem sugerisse a exibição do programa na segunda-feira, único dia livre de obrigações teocráticas para as TJs.
Conexão ruim
A audiência ao vivo durante a transmissão da série oscilou entre 2.500 a 3.000 usuários. Nos comentários, muitas reclamações de internautas com a conexão ruim. Infelizmente, no Brasil, grande parte da população não tem acesso à uma conexão de internet de qualidade, em alguns casos, à nenhuma sequer. Segundo comentários, houve quem fizesse grupos para assistir juntos a série em Betel.
Independente da audiência, o fato é que, depois dessa, a TV Leão sai com um público fidelizado de mais de 100.000 usuários contentes com a cobertura favorável de uma das religiões mais criticadas do planeta. A dúvida que paira no ar é se vem mais coisas que não foram mostradas na série pelos dias à frente.
AGÊNCIA INDICATU - SP/BR - 05/08