Indicatu

Interessantes 19.887 visualizações

Vaticano – o que significa?

Origem do nome remonta aos tempos pré-cristãos

Vaticano – o que significa?
Foto: Superinteressante - Abril

Do italiano estato della città del vaticano, o vaticano é um estado, um país, e também é a sede da igreja católica no mundo. É o menor país do mundo, com cerca de “1000 habitantes” e é, por essência, o estado mais rico do planeta, “ficando atrás” apenas dos Estados Unidos. Segundo os comentários, é o estado que financia nações em diversos setores, desde o setor bélico ao universo político. Põe e destrona reis e presidentes. Exerce poderosa influência nos assuntos decisivos de impacto global. Seu papa é um rei, o mais poderoso “da terra”.  A igreja católica é hoje a religião mais rica do globo e é a dona de 1/3 da riqueza do comercio mundial.

Mas, qual é a origem do nome “Vaticano”? Esse nome não tem origem nem no latim, nem no grego, e também não tem nada a ver com a bíblia. Na verdade, ele remonta aos tempos pré-cristãos e está associado com a deusa Etrusca Vatika, do submundo. É um nome de origem pagã e tem a ver com os ancestrais que deram origem à potencia mundial romana.

O povo Etrusco, como era chamado, era um povo que habitava a região da Itália Central que governou a região do Mediterrâneo antes da ascensão de Roma há 3000 mil anos. Diz a lenda que Roma foi fundada por Rômulo e Remo há 28 séculos. No entanto, Roma só se tornou uma potência mundial por volta do ano 150 AC.

Os Etruscos acreditavam na vida após a morte e eram conhecidos por não enterrarem seus mortos dentro dos limites das suas muralhas. Ao invés disso, eles construíram um grande cemitério fora da cidade em uma colina de encosta onde mais tarde se tornaria a cidade de Roma. A deusa Vatika, por vezes soletrado ‘Vatica’, era a guardiã daquela necrópole e tinha como dever “manter um olho de observação sobre aqueles que tinham falecido”. Ela era a deusa do submundo. Assim sendo, o Vaticano foi construído em cima deste grande cemitério que, curiosamente, segundo alguns historiadores, também foi o local onde o apóstolo Pedro foi executado em um madeiro de cabeça para baixo, ao inverso de Cristo.

Porém, alguns acreditam que o nome tem sua origem em uma espécie de uva amarga que era usada por camponeses na produção de vinhos de baixa qualidade. Essas uvas e outras ervas daninhas que cresciam na encosta da colina tinha sabor amargo e provocava efeitos alucinógenos que, ao ser traduzido para o latim, tinha sinônimo de “visão profética”. A palavra latina Vaticnor significa “profetizar, predizer”, do vatis “poeta, professor, oráculo”.

Já outros atribuem a origem do nome a uma cidade Etrusca desaparecida que se chamava Vaticum.

 

Agência Indicatu – SP/BR – 24/2019

Texto: Da redação















Quem somos Privacidade Termos de uso Cookies