Indicatu

Tradições Religiosas 7.702 visualizações

A Sentinela e Despertai – Dezenove anos de custo zero para o público

As revistas lideram no topo do ranking mundial como as publicações impressas de maior circulação do planeta

A Sentinela e Despertai – Dezenove anos de custo zero para o público
Foto: Montagem por Indicatu web notícias

As revistas de maior circulação mundial mantidas apenas por donativos desde o fim do século passado completará 19 anos de sua circulação para o público de forma gratuita, agora em 31 de Dezembro deste ano (18). O critério para a aquisição do conteúdo impresso das revistas centenárias na modalidade grátis, é o interesse dos contatos em ler as publicações.

Antes da suspensão de valor estipulado, que vigorou até 31 de Dezembro de 1999, A Sentinela e Despertai saiam a preço de custo para o público, que abrangia desde os membros da organização até os assinantes e leitores avulsos. “Lembro que custava R$ 0,50 centavos na década de 90”, comentou um publicador das testemunhas de Jeová batizado em 1998, época próxima da descontinuação da modalidade a preço de custo.

Hoje, cada uma das revistas circula na escala dos 40 milhões mensais em todo o mundo de forma gratuita para o público, colocando-as no topo do ranking mundial como as publicações impressas de maior distribuição do planeta. Todos os colaboradores que trabalham nos parques gráficos dos Beteis das testemunhas de Jeová em 96 países, cedem seu tempo e serviço de forma voluntária. Os publicadores que colocam as revistas com o público também são voluntários.

Apesar da redução de números anuais na revista A Sentinela, ela continua sendo colocada com grande aceitação pelo público em todo o mundo e permanece como a revista de maior circulação mundial, tanto no seguimento secular, quanto no teocrático. Sua tiragem mensal, apenas no Brasil, é de cerca de 20 milhões de exemplares e foca em assuntos religiosos e histórico-religioso. Já a Despertai também tem uma tiragem expressiva mensal e trata de assuntos do cotidiano, científico, saúde, entre outros.

A revista A Sentinela é estudada nos fins de semana em todas as congregações das testemunhas de Jeová no mundo inteiro. O conteúdo é igual para todas as mais de 983 línguas (Esse número é apenas na versão digital através do site jw) em que a revista é distribuída. Até mesmo as canções cantadas nas reuniões são as mesmas para todos os membros. Um só canto e um só entendimento ecoa no mundo inteiro de forma organizada e simultânea nas diferentes culturas e etnias do vasto globo. Não há conhecimento de que outra organização faça isso. É de causar espanto.

 

Agência Indicatu – SP/BR – 21/07

Texto: Da redação

 















Quem somos Privacidade Termos de uso Cookies