O delegado Giniton Lages, titular da DHBF (Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense), comemorou a falta de ocorrências de homicídios em 48 horas de plantão nesta última quinta-feira (27). Segundo ele: "Hoje, comemoramos 48 horas sem homicídios na baixada Fluminense. Fato inédito".
Em entrevista ao jornal Extra, o delegado Luis Otávio Franco, do mesmo setor, disse que até às 12h a divisão continuava 'zerada' de ocorrências.
De acordo com as autoridades entrevistadas, o sucesso se deve ao intensivo combate através de ações especializadas efetuadas contra as milícias. Uma operação batizada de Pezzo, que investiga a máfia Italiana acusada de ser 'cobradora de taxas', já prendeu até agora, desde a terça-feira passada, 18 pessoas. Entre elas estão policiais militares da ativa e da reserva, integrantes da milícia. A meta é cumprir 27 mandados de prisão e 50 mandados de busca e apreensão contra milicianos que atuam em Nova iguaçu e Belford Roxo. Segundo os agentes, foram apreendidos com os criminosos Celulares, Armas de fogo, Munições e R$ 21 mil reais.
Entre os crimes praticados pela máfia estão: Extorção de cobrança de taxas de gás, água, tv a cabo, agiotagem e transporte alternativo (vans e moto-taxistas). Isso sem contar os homicídios.
Os destaques para as maiores incidências de homicídios vão para a cidade de queimados, município do Rio de Janeiro, na região metropolitana.
AGÊNCIA INDICATU - SP/BR - 28/07