O Secretário Geral da ONU, Antônio Guterres, fez um alerta nesta segunda-feira (06) na Assembleia Geral da ONU às nações temendo que uma escalada no conflito entre Rússia e Ucrânia se desdobre em um combate mundial entre as nações. Segundo ele, essa “nova escalada” no conflito Rússia-Ucrânia significará que o mundo está caminhando para uma “guerra mais ampla”.
Algumas mídias classificaram o discurso de Guterres na Assembleia Geral da ONU como “sombrio”. O secretário-geral se concentrou na invasão russa, na crise climática e na pobreza extrema.
“Começamos 2023 enfrentando uma confluência de desafios como nenhum outro em nossas vidas”, afirmou Gueterres a diplomatas em Nova York.
O ajuste no relógio do Juízo Final de 90 segundos para a meia-noite do Apocalipse, feito por cientistas no mês passado, também foi citado por Guterres em seu discurso, enfatizando a destruição da humanidade.
“O mundo precisa de paz. Paz de acordo com a Carta das Nações Unidas e o direito internacional”, disse Guterres. E continuou:
“As perspectivas de paz continuam diminuindo. As chances de mais escalada e derramamento de sangue continuam crescendo”, disse ele. “Temo que o mundo não esteja caminhando como um sonâmbulo para uma guerra mais ampla. Temo que esteja fazendo isso com os olhos bem abertos.”
Sobre o envio e uso de armas nucleares pela Rússia contra a Ucrânia, a duas semanas de completar um ano, Guterres apelou: “Os países com armas nucleares devem renunciar o uso dessas armas inconcebíveis. Na verdade, eles devem renunciar a qualquer uso, a qualquer hora, em qualquer lugar”.