Um homem de 34 anos ficou sem fala e impossibilitado de engolir os alimentos após ter partido a garganta por ter segurado um espirro forte.
O caso aconteceu na cidade de Leicester, Inglaterra, e despertou o alerta dos médicos que aconselham sobre os perigos de segurar um espirro fechando o nariz e a boca.
No diagnóstico, ficou constatado que ‘o tecido mole’ da garganta do homem se rasgou porque o espirro não tinha para onde escapar.
O raio-X também detectou ‘ar escapando’ da traqueia do paciente que ficou internado por uma semana, sendo alimentado apenas por tubo até se recuperar.
Os médicos classificaram o caso como ‘raríssimo’, do tipo que acontece apenas em situações de trauma e em acidentes, mas que também pode ocorrer em caso de tosse forte e vômitos. O fato foi publicado no periódico médico British Medical Journal Case Reports.
Os médicos que cuidaram do caso do homem no Departamento de Otorrinolaringologia do hospital Leicester Royal Infirmary, classificou de “manobra perigosa” tentar evitar um espirro fechando o nariz e a boca.
Os espirros não devem ser contidos, mas, por serem transmissores de doenças, o ideal e usar lenços ou até mesmo a mão para evitar que seus fluidos se espalhem pelo ar. Após o alívio, sempre lavar as mãos para evitar a proliferação de doenças.
Agência Indicatu – SP/BR – 18/01
Texto: Da redação
Fonte: BBC