Prêmio Nobel da Paz 2017 vai para o ICAN, grupo que apoia o fim das armas nucleares no mundo
O grupo conta com 500 organizações em 101 países no mundo
Sexta-Feira, 06 de Outubro de 2017. O prêmio Nobel da Paz deste ano, nesta manhã de Sexta-Feira (06) foi para o ICAN, grupo que apoia o fim das armas nucleares no mundo.
Segundo Berit Reiss-Andersen, do Comitê Norueguês do Nobel, a edição de 2017 foi entregue à organização por “seu trabalho para chamar a atenção sobre as consequências humanitárias catastróficas do uso de armas nucleares e por seus esforços pioneiros para obter um tratado de proibição destas armas”.
O objetivo do grupo é garantir a adesão de todos os países do mundo ao tratado de proibição de Armas Nucleares. Conforme explicado pelo Comitê do Nobel no ato de entrega do prêmio ao grupo: “Através do seu apoio inspirador e inovador às negociações da ONU sobre um tratado que proíbe armas nucleares, a ICAN desempenhou um papel importante para conseguir o que nos nossos dias é equivalente a um congresso internacional de paz”.
Na cerimônia foi lembrado também que a iniciativa do grupo foi boicotada por todos os países que possuem armas atômicas em encontro realizado na sede da ONU em Nova York. O tratado é apoiado por 122 países que proíbe de forma abrangente as armas nucleares.
Em apelo a um consenso ao desarmamento nuclear, Reiss-Andersen disse: “O Prêmio da Paz deste ano é também um apelo para que estes Estados iniciem negociações sérias destinadas à eliminação gradual, equilibrada e cuidadosamente supervisionadas das quase 15.000 armas nucleares que existem no mundo”.
AGÊNCIA INDICATU - SP/BR - 06/10
Texto: Da redação
Fonte: YAHOO