O que esperar do centenário da fundação da Liga das Nações?
ONU e Liga das nações completando 100 anos de existência. O que o futuro nos reserva?
A Ligas das Nações, também conhecida como sociedade das nações, extinta por volta de 1942 e substituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) após a Segunda Guerra Mundial em 1946, completará 100 anos de existência e dos seus ideais em Abril de 2019.
Criada na velha Versalhes, nos subúrbios de Paris, a liga das Nações era composta por 44 países e teve sua primeira reunião em 16 de Janeiro de 1920. Seus idealizadores tinha como propósito a criação de uma organização internacional, cujo papel seria assegurar a paz mundial. Com o estouro da Segunda Guerra Mundial desencadeada pelo nazifascista Adolf Hitler em 1939, o tratado da Liga falhou com o seu “dever sagrado” e foi assim dissolvida.
A ONU tomou o seu lugar e carrega em seu bojo os mesmos propósitos e ideais de paz. Observando a história, tanto a Liga quanto a ONU falharam terrivelmente com os seus propósitos e as nações estão cada vez mais violentas, desunidas e fortemente armadas, prontas para entrar em combate umas com as outras a qualquer momento.
2019 tem tudo para ser um ano especial. Será que haverá um período de paz mundial nos cem anos da instituição criada para este fim? Resta-nos aguardar.
Agência Indicatu – SP/BR – 18/12/2018
Texto: Da redação