Algumas razões das quais você deve comer pipoca
Um dos alimentos mais consumidos do mundo e ajuda a prevenir o cancer
Ela não enjoa, faz bem, deixa com gosto de quero mais, pode ser doce ou salgada, é sempre bem vinda em qualquer hora do dia. Estamos falando da pipoca.
Mas, espere um pouco: Você sabia quem descobriu a pipoca?
Diz a lenda que, os índios gostavam muito de comer milho assado. Não só isso, o milho era o principal cultivo dos nativos da américa central e do sul. Um dia um deles seguiu seu rito como de costume para assar aquela boa e velha espiga de milho. O que ele não sabia era que aquele milho era diferente do que eles costumam consumir. O resto você já sabe néh? Daí em diante, os índios passaram a ser não só os descobridores, mas os principais consumidores dessa iguaria. Existia até colares de pipoca, dá pra imaginar?
O Brasil consome por ano, dependendo da época, 75 mil toneladas de milho de pipoca, podendo chegar a até 100 mil toneladas, sendo necessário fazer importações da Argentina. Cada pessoa consome em média 70 kilos de pipoca por ano. Todos esses dados só quer dizer uma coisa: Tem que ser muito xarope pra não gostar de pipoca.
Mas, vamos às razões pelas quais você DEVE comer pipoca:
Em 1 xícara de pipoca estourada você tem
1- ENERGIA: 31 calorias
2 - CARBOIDRATOS: 6,5g
3 - FIBRAS : 1,2
4 - PROTEÍNAS : 1,1
5 - GORDURAS : 0,35g
Isso é apenas uma breve demonstração dos benefícios que essa iguaria pode fazer no seu corpo. Veja mais alguns benefícios dela que vai fazer você criar de vez o bom hábito de comer pipoca:
2 - ajuda na prevenção do câncer
Polifenóis podem combater doenças sérias como câncer e doenças do coração, mas para isso é preciso consumir um pouco da casquinha que envolve o grão. Segundo Vinson “Se você quer o máximo benefício que a pipoca pode trazer à sua saúde – as fibras e os antioxidantes – então você precisa comer um pouco das cascas, embora elas sempre insistam em grudar entre os dentes”.
3 – Melhora o sistema digestivo e intestinal
A pipoca é um grão integral rico em fibras, sais minerais, vitaminas E e do complexo B. As fibras estimulam os movimentos peristáltico dos músculos lisos intestinais e induzem a secreção dos sucos digestivos, o que ajuda a manter todo o sistema digestivo saudável.
4 – Auxilia no controle do diabetes
A farta ingestão de fibras ajuda a regular o nível de açúcar no sangue e a produção de insulina. É recomendado que diabéticos incluíssem pipoca na sua dieta como uma forma de reduzir os picos de açúcar no sangue.
5 – Atua na perda de peso por ser rica em fibras e pobre em calorias
Um copo normal da pipoca contém cinco vezes menos calorias do que a mesma quantidade de batatas fritas. Além disso, o teor de fibras na pipoca traz sensação de saciedade e inibe a liberação do hormônio da fome, a grelina. A Pipoca também possui óleos naturais saudáveis e essenciais ao organismo, ao contrário da maior parte dos salgadinhos industrializados cheios de gorduras saturadas.
6 – Combate efeitos da idade porque combate os radicais livres
Os radicais livres são substâncias produzidas a partir de reações químicas resultantes do metabolismo das células e eles são responsáveis pela degeneração de alguns dos nossos sistemas vitais. Estudos mostram que os antioxidantes combatem o efeito dos radicais livres, e como a pipoca é rica em antioxidantes o seu consumo pode ser benéfico no combate aos efeitos dos radicais livres no organismo. Entre tais efeitos estão o aparecimento de rugas, manchas senis, degeneração macular e cegueira, fraqueza muscular, declínio cognitivo, osteoporose, doença de Alzheimer, demência, queda de cabelo, e outras doenças degenerativas. Ninguém imagina que dentre os benefícios da pipoca está o combate a idade. Isso é uma ótima notícia.
7 – Atua como fonte de energia e na prevenção de doenças
A pipoca contem vitaminas como a tiamina, a niacina e a vitamina B6. Todas elas ajudam a converter os alimentos em energia para o nosso corpo e cada uma em particular tem seus benefícios.
A Tiamina ou Vitamina B1 ajuda a quebrar os carboidratos simples e protege o sistema imunológico. A Niacina ou Vitamina B3 aumenta o HDL, o colesterol bom no sangue. A vitamina B6 tem inúmeras funções que variam de acordo com cada combinação entre ela e outras vitaminas: Ela ajuda a prevenir doenças cardíacas, tem papel importante na produção de serotonina – responsável pelo sono, e ajuda a prevenir artrite.
E então, gostou? Reavalie seus hábitos e cuide da sua saúde. Você merece viver bem e bastante!