Body

noticias/r3Ezr3SaqIPapduaddEXzKoA0GdfroMIvVVfI0b6.jpg

Internacional

1.365 visualizações

Social

Paz e segurança em 2024?

Teremos Paz e segurança agora em 2024, ou Será o fim da ONU?

Autor

Foto: Moneytimes

O desenrolar dos eventos para a paz e segurança neste ano de 2024 segue a passos largos. Obviamente, não dá para afirmar que isso ocorrerá este ano, mas os fatos falam por si. O estouro de guerras e provocações que levam a guerras no fim...

Veja mais artigos em Internacional

O desenrolar dos eventos para a paz e segurança neste ano de 2024 segue a passos largos. Obviamente, não dá para afirmar que isso ocorrerá este ano, mas os fatos falam por si. O estouro de guerras e provocações que levam a guerras no fim de 2023 e agora em 2024 são de assustar. Coisas super estranhas estão acontecendo em ritmo tão acelerado que chegam a meter medo, ante a tantas especulações do que pode acontecer num virar de noite. Um precedente assustador que levou à “paz e segurança” no século passado ressurge como um velho fantasma para assombrar as nações envolvidas nos últimos conflitos que estão deixando o mundo ainda mais aflito e inseguro.

Paz e segurança poderão vir de bombas atômicas

Pode parecer incoerente dizer isso, mas foi exatamente assim que os Estados Unidos “trouxe paz e segurança ao mundo” na segunda guerra mundial. A paz só veio depois que os americanos usaram as bombas atômicas em Iroshima e Nagasaki. Os chamados Expert no assunto sempre usam o argumento de que “se aquilo não fosse feito, a guerra não teria fim”. De fato, eles acabaram com uma grande guerra. Mas aquilo não solucionou o problema. Guerras estouraram mesmo depois da criação da ONU em 1945 e chegaram a um ponto de ebulição agora em 2024. Será que a Rússia irá repetir o ato americano para defender seus interesses usando bombas atômicas para conter a Ucrânia ou em quem se meter no seu caminho? Ou será que os americanos usarão bombas atômicas novamente para defender seus interesses no Oriente Médio ou em qualquer lugar onde seus interesses sejam ameaçados? A coisa está ficando ainda mais quente, e pelo visto não vai parar, a menos que eles usem o mesmo pretexto de 1945 para trazer a “paz e a segurança” e depois criarem um novo órgão como símbolo da paz.

Apesar de a ONU ser criada no fim da segunda guerra com o propósito de manter a paz e a segurança no mundo, esse órgão mostra que sua existência atua como um verdadeiro Elefante Branco. A propósito, a ONU nada mais é do que a cópia da Liga das Nações, um órgão criado no fim da primeira guerra mundial com o mesmo propósito da ONU: manter a paz e a segurança no mundo. Mas o que aconteceu com a Liga? Foi dissolvida com o estouro da segunda guerra. Isso mostra que não há nenhum lastro de seriedade nesse órgão. Os motivos que levaram à dissolução da Liga das Nações em 1939 sãos os mesmos que podem levar à extinção da ONU a qualquer momento, pois, assim como a Liga, que não cumpriu o propósito para o qual foi criada, a ONU repete o mesmo erro. Dissolveram a Liga porque interesses particulares de nações poderosas se sobrepuseram a ela. Da mesma forma, a ONU parece atuar como cumpridora de propósito desse ou daquele país, o que dá a entender que, caso os interesses desses países que controlam a ONU estejam comprometidos ou ameaçados, ela pode facilmente ser dissolvida para depois ser criada de novo com outro nome, até que certos propósitos e interesses sejam alcançados.

A outra especulação é que, diante das ameaças e o medo de uma terceira e destrutiva guerra mundial, as nações dissolvam a ONU e criem um novo órgão mundial como símbolo da paz e segurança, um formato político onde não haverá bandeiras, uma nova ordem mundial onde as nações serão uma só. Se isso vai acontecer, só o tempo dirá.

1.365 visualizações

Falando sobre Artigos relacionados, História, Tecnologia, Mais lidos, Esportes, Internacional

Relacionados

Artigos relacionados




História

História

Mas será o Benedito?

A história de um escravo fugitivo que libertava outros escravos para romper as amarras da escravatura no século XIX




Tecnologia

Tecnologia




Mais lidos

Mais lidos




Esportes

Esportes




Internacional

Internacional




Privacidade Termos de uso Cookies