Essa com certeza não é aquela cobra que mama no peito enquanto a mãe do bebê dorme, e o problema não está no suco gástrico no estômago da píton, que derreteria você lentamente causando-lhe dores horríveis, e sim no que lhe aconteceria antes de ser engolido por um animal desses.
Isso porque, antes de engolir uma presa, as Pítons dão um “abraço” mortal nela. O propósito disso não é quebrar os ossos do infeliz, e sim, mata-lo por cortar o fluxo sanguíneo e asfixiar a presa. Porém, o contrário também é verdadeiro. Ao levar um bote fatal desse animal, a vítima será esmagadoramente apertada de tal maneira que ossos poderão se quebrar, e o que é pior, os ossos fraturados irão penetrar em órgãos vitais, como: rins, pulmões, fígado e coração. De modo que, além da falta de oxigênio levado pela corrente sanguínea e a asfixia, a pessoa sofrerá dolorosamente antes de perder os sentidos. Ela sentirá seus ossos quebrando, experimentando dores agudas terríveis que, provavelmente, a levará ao desmaio e logo em seguida à perda de consciência. As Pítons só engolem suas presas depois de terem certeza de que elas estão mortas e só afrouxam o nó quando vão engolir sua refeição. De modo que, ao chegar na barriga da cobra, a pessoa já estará morta, inconsciente de tudo.
Em quantos minutos alguém morreria após o bote de uma Píton?
Partindo do princípio de que a pessoa já estará totalmente dominada pela cobra, levaria entre 2 e 3 minutos para que ela perdesse completamente os sentidos, ou até segundos. Voluntariamente, o tempo médio que alguém consegue prender a respiração gira em torno disso. Mas numa situação de crise como a mencionada, a angústia e o desespero farão a vítima se debater ou tentar se livrar a todo custo do bote e isso a forçaria a respirar e a se cansar mais rápido, abreviando o tempo para que ela desmaie por ter o seu fluxo sanguíneo e oxigênio cortados abruptamente. Para voltar de um desmaio, a pessoa também precisará de oxigênio para respirar, só que e isso não será possível se a cobra já tiver engolido a presa, pois, além da falta de oxigênio, o processo digestivo da Píton já terá sido iniciado. Sendo assim, as teorias cinematográficas de vítimas sendo regurgitadas vivas por Pítons são apenas mitos para dar emoção e causar impacto nos telespectadores.
Tem como escapar de um bote de uma Píton?
Ataques de Pítons a humanos são raros. Mas caso ocorra, há mais chance de a vítima sobreviver a um bote desses se houver outras pessoas por perto para socorrê-la. Do contrário, resta torcer para que a cobra entenda que aquela não é uma presa sua natural e desista do ataque.