O secretário de estado americano Mike Pompeo prometeu uma Nova Ordem Mundial durante uma convenção em Bruxelas na última terca (30). Sim, ide pregar que ‘a nova ordem vem’. Essa é um trecho do cântico 29 do antigo cancioneiro. Era cantado com prazer nas congregações. Curiosamente, a letra e melodia do cântico ‘Avante testemunhas’ foi criado por um cristão ungido quando ele estava preso em um campo de concentração nazista. O trecho enfático que finalizava a música deu origem a uma expressão que durante anos foi usada em várias publicações da Torre de Vigia e, até hoje, as mais antigas testemunhas usam a expressão ‘nova ordem’ para se referir ao novo mundo, ou, o reino de Deus, onde Jesus será o rei.
Mas, porque a expressão foi tirada subitamente, tanto do cancioneiro, quanto das demais publicações de 2009 em diante?
Uma conclusão plausível pode ser o contexto aparentemente negativo em que a expressão passou a ser usada a partir de 2007 por internautas que denunciam os Estados Unidos como criadores de uma Nova Ordem Mundial que irá ‘unificar nações’ em um só sistema organizado de coisas, tendo uma única lei global onde juízes e demais autoridades executarão a lei orientados pelo mesmo código. A ideia é que as nações estejam de fato unidas em uma só forma de pensar, tendo um só padrão de execução da justiça em todo o globo.
A expressão Nova Ordem outrora citada no cancioneiro, bem como nas publicações, não tinha nada a ver com a nova ordem mundial que as nações intentam implantar no mundo como solução para as guerras e conflitos travados durante toda a história. Ela falava de um novo mundo, o reino de Deus, onde as guerras, a tristeza e toda forma de angústia serão eliminadas por alguém realmente interessado no bem-estar humano.
Como dissemos no início do artigo, uma declaração do secretário de estado americano Mike Pompeo, em que ele ‘prometeu uma Nova Ordem Mundial’ durante uma convenção em Bruxelas na Bélgica, tem dado o que falar na web. Até agora, a expressão denunciada por internautas vinha sendo estigmatizada como ‘teoria de conspiração’, algo sem base e teor verdadeiro que dispensa consideração. Porém, a confusão em que o mundo se encontra atingiu níveis tão insuportáveis que aqueles que controlam o mundo nos bastidores, em desespero para pôr ordem nas coisas, podem não ter mais outra solução do que pôr em execução “ aquilo que foi agendado por eles, os senhores do mundo, como são chamados os mentores desta nova ordem mundial pelos estigmatizados “teóricos da conspiração”.
Falamos desse assunto na matéria ‘o paz e segurança poderá ser uma nova ordem mundial’. Mas o foco deste artigo é a ‘remoção da expressão Nova Ordem’ das publicações da Torre de Vigia. O fato é que o Corpo Governante das testemunhas de Jeová pode já estar a par desses assuntos a muito tempo e resolveu tirar a expressão por razões válidas.
À luz da bíblia, tal nova ordem mundial da parte do homem realmente irá acontecer. Mas ela fala desse tempo em outra expressão: ‘Paz e Segurança’. Ao que tudo indica, esse “evento”, esse tempo, está muito perto de chegar. As tensões entre países, a desordem das sociedades civis, a perda da credibilidade das pessoas nas instituições governamentais soa como uma ‘chamada’ aos senhores do mundo para a implantação de algo que “recobre” de alguma forma a confiança nesses órgãos.
Apocalipse fala que, após essa nova ordem mundial ser implantada, as pessoas “Seguirão a fera com admiração”, mostrando que confiam e apoiam aquilo que será implantado em breve pelos governos no mundo inteiro. Apocalipse 13.
Agência Indicatu - SP/BR - 02/2019
Texto: Da redação