Body

noticias/1957149413.jpg

História

4.929 visualizações

Social

Conheça Ivan, O Terrível

O pai de uma nação, que não sabe o que é paz, desde a sua fundação

Autor

(Foto: Reprodução)

Ivan, o Terrível, foi o primeiro Czar Russo, filho de Basílio...

Veja mais artigos em História

Ivan, o Terrível, foi o primeiro Czar Russo, filho de Basílio III com Helena Glinskaia. Reinou na Rússia durante os anos de 1533 a 1547. Foi casado quatro vezes e teve quatro filhos.

Ivan era conhecido por seu temperamento agressivo e imprevisível. Certa feita, em um de seus acessos de ira, matou seu próprio filho primogênito, Ivan Ivanovich, deixando o trono vago para seu filho mais jovem Teodoro I, portador de deficiências mentais.

Foi o primeiro a ser coroado como o Czar de todas as Rússias. O que era apenas uma sociedade Medieval, transformou-se em um império e potência regional em suas mãos.

Foi um líder e diplomata hábil e muito popular entre as pessoas comuns, mas muito lembrado por seus surtos psicóticos de ira. Era temido e respeitado pela nobreza e por seus inimigos. 

Durante o seu reinado, viu três conquistas importantes, as quais transformou a Rússia em um império multiétnico e multi-religioso, abrangendo um território de  quase 1 bilhão de hectares de extenção.

Ivan morreu cedo, com apenas 53 anos de idade. Alguns historiadores atribuem o agravamento da sua doença mental ao fato de ter assassinado o próprio filho primogênito, hedeiro do trono.

A Rússia teve a sua fundação com um homem de personalidade forte e ao mesmo tempo, instável. Hoje, é um país de 143,5 milhões de habitantes e possuem a maior area territorial do planeta, cobrindo mais de um nono da area terrestre. Sua moeda é o rublo russo e sua religião oficial é a igreja ortodoxa russa.

Ultimamente tem ganhado destaque mundial por seu envolvimento na guerra da Síria, por ser alvo de vários ataques terroristas, e ainda um outro fato que tem chamado a atenção do mundo, tem sido a proibição da obra do grupo religioso das Testemunhas de Jeová, sendo esses últimos, alvo de sabotagem das forças especiais russas, as quais implantaram provas falsas em uma das unidades do grupo, com conteúdo extremista, levando as testemunhas de Jeová a julgamento e possível proibição de sua adoração.

É um império gigantesco, com o segundo maior poder de fogo do mundo, capaz de destruir o planeta mais de 17 vezes.

Essa é uma pequena história de uma nação que teve o seu início marcado por muitas dores, assim como outros impérios, deixando um legado de incerteza, e medo.

4.929 visualizações

ivan,terrivel,filho,Ivan,russia,Russia,Rússia,rússia

Falando sobre Artigos relacionados, História, Tecnologia, Mais lidos, Esportes, Internacional

Relacionados

Artigos relacionados

Mas será o Benedito?

A história de um escravo fugitivo que libertava outros escravos para romper as amarras da escravatura no século XIX




História

História



Mas será o Benedito?

A história de um escravo fugitivo que libertava outros escravos para romper as amarras da escravatura no século XIX


Tecnologia

Tecnologia




Mais lidos

Mais lidos




Esportes

Esportes




Internacional

Internacional




Privacidade Termos de uso Cookies