Body

noticias/q5eYiKNBPdrs2vxHqpUvDssbNj9OhtINCdNpWe0P.jpg

Saúde

14.613 visualizações

Social

O que é bom para dor na vesícula?

Como parar uma crise de dor na vesícula?

Autor

(Foto: reprodução)

Antes de dizer o que é bom para dor na vesícula, ou como parar uma crise de dor na vesícula, é indispensável que você saiba como as pedras, ou cálculos biliares, foram formados na sua vesícula. Saber disso fará você tomar medidas...

Veja mais artigos em Saúde

Antes de dizer o que é bom para dor na vesícula, ou como parar uma crise de dor na vesícula, é indispensável que você saiba como as pedras, ou cálculos biliares, foram formados na sua vesícula. Saber disso fará você tomar medidas preventivas que te pouparão das dores horríveis que as pedras na vesícula causam quando elas resolvem sair de lá e caem no ducto biliar.

Como as pedras se formam na vesícula

As pedras na vesícula são a consequência da combinação deficiente dos sais biliares responsáveis pela “construção” da Bile, aquele líquido viscoso que fica armazenado na vesícula e que é requisitado pelo organismo sempre que ingerimos gordura em excesso. Para que a Bile seja perfeita, é necessário que os componentes responsáveis pela formação da Bile sejam dosados na medida certa. Acontece que, se a pessoa tem uma rotina de alimentação errada, uma vida sedentária, sem ou com esporádicos exercícios físicos, o organismo não irá produzir a quantidade de “ingredientes” necessários e corretos para a formação de uma Bile perfeita, e é aí que começa a surgir os cálculos, ou pedras, dentro da vesícula. Aqueles sais vão se solidificando e criando “pedras” de aspectos e composições diferentes. Uma vez formados os cálculos, seu problema só precisa de um acionador para começar, e é aí que entra novamente a sua alimentação. Ou seja, o organismo irá requisitar a Bile da vesícula para tratar o excesso de gordura que você ingeriu, e as pedras irão junto. É aí que ocorre a crise de dor na vesícula.

Como evitar ou prevenir uma crise de dor na vesícula?

Uma coisa é “prevenir” uma crise de dor na vesícula. Outra coisa é “parar” uma crise depois que a pedra saiu da vesícula e encalhou no ducto biliar. Falaremos primeiro de “como evitar, ou prevenir, uma crise de dor na vesícula.

Vinagre de Maçã ou Agrião

Para evitar ou prevenir uma crise de dor na vesícula, tome meia hora antes das refeições ricas em gordura 1 colher de vinagre de maçã diluída em 250ml de água. Você pode usar também na sua alimentação o Agrião porque ele contém Bile natural. O vinagre de maçã irá prevenir o seu organismo da requisição excessiva de Bile depois de uma alimentação rica em gordura, fazendo com que a vesícula seja menos requisitada que o normal quando há excesso de gordura no organismo. Em outras palavras, o vinagre de maçã faz a maior parte do trabalho quebrando as gorduras. Com isso, o organismo entende que não há excesso de gordura. E se não há excesso de gordura, não haverá a requisição excessiva da Bile, fazendo a sua vesícula trabalhar menos, mantendo os cálculos lá.

Como parar uma crise de dor na vesícula?

Agora, se você já está com crise de dor na vesícula, há um jeito. Você deve mandar manipular sachês de 8 gramas de Sulfato de Magnésio, diluir 1 sachê em um copo com água de 250ml, e tomar. A dor horrível e insuportável passará dentro de meia hora. Se não passar, repita o processo 1 hora depois da primeira dose de sulfato de magnésio. O efeito desse remédio dura por até uma semana, mas pode ser prolongado se a pedra sair após a ingestão do remédio. A quantidade de gramas dos sachês depende também da massa corporal da pessoa. As recomendações dadas aqui são o testemunho de alguém que tem pedras na vesícula e que trata as crises desta forma. Analgésicos não irão resolver o problema, mas apenas mascará-lo. Já o sulfato de Magnésio age no organismo dilatando ductos e vasos sanguíneos, tornando possível a “acomodação” ou saída dos cálculos. É um preventivo eficaz para poupar você da dor insuportável causada pelas pedras na vesícula. Mas se a dor não passar, o seu caso pode ser mais grave. Em todos os casos, é imprescindível a consulta e o acompanhamento médico. Essas dicas são para quem quer lidar com as pedras na vesícula sem ter que retirar precipitadamente esse órgão importante do corpo. Por isso, é altamente recomendável que você tenha em casa os sachês de sulfato de magnésio à sua disposição para toma-lo (s) quando ocorrer a crise.

Essas são algumas dicas de como você pode lidar com as crises de dor na vesícula. É recomendável também um exame de ultrassonografia para o tratamento específico da doença. Consulte sempre o seu médico antes de tomar qualquer decisão que envolva a sua saúde. Boa saúde pra você!

14.613 visualizações

Falando sobre Artigos relacionados, História, Tecnologia, Mais lidos, Esportes, Internacional

Relacionados

Artigos relacionados




História

História


Mas será o Benedito?

A história de um escravo fugitivo que libertava outros escravos para romper as amarras da escravatura no século XIX



Tecnologia

Tecnologia




Mais lidos

Mais lidos




Esportes

Esportes




Internacional

Internacional




Privacidade Termos de uso Cookies