Voos de bombardeiros americanos quase estouraram uma guerra nuclear na península norte coreana
TV Norte coreana já exibe treinamento com fogo real e o clima fica ainda mais tenso
A Coreia do Norte se enfureceu com o treinamento conjunto de bombardeiros americanos e sul Coreanos na península da coreia. Para Pyongyang, o treinamento nada mais era do que uma estratégia de lançamento de bomba nuclear em setores vitais da Coreia do Norte, que respondeu dizendo que a imprudência dos EUA quase levaram a península à uma guerra nuclear (Agência KCNA).
As trocas de ameaças são cada vez mais fortes. O presidente americano, Donald Trump, se reuniu neste fim de semana com presidentes asiáticos para discutir o apoio da Ásia na questão da Coreia. “É importante que todos estejamos na mesma página” disse uma certa autoridade da casa branca, referindo-se ao aval da Ásia para qualquer ação a ser tomada contra os norte coreanos.
Trump e militares do alto escalão americano já discutem uma ação nuclear “preventiva” contra a Coreia do Norte. Kim Jong Un, por sua vez, exibiu imagens à TV norte coreana de um exercício de guerra massivo nos últimos dias. São imagens fortes e de fogo real, que juntas, são de causar espanto. As imagens, na verdade, é um pequeno filme de pouco mais de trinta segundos, unindo cenas de vários exercícios militares pesados realizados na península.
Segundo Trump e outras altas autoridades americanas, o objetivo do exercício era de fato causar medo à Coreia do Norte, uma demonstração de força e alianças poderosas que podem pôr a Coreia do Norte de joelhos.
Kim Jong Un já disse que não vai ceder, o que fomenta ainda mais a troca de ameaças que, por sua vez, não se limitam apenas a troca de palavras, mas em testes de mísseis por parte da Coreia e do envio de tropas dos EUA.
Agência Indicatu, SP, BR – 03/05