O dia e a hora ninguém sabe
O dia e a hora ninguém sabe. Alguns dias antes de morrer, Jesus se reuniu com seus discípulos no monte das oliveiras e lhes disse coisas superinteressantes
O dia e a hora ninguém sabe. Alguns dias antes de morrer, Jesus se reuniu com seus discípulos no monte das oliveiras e lhes disse coisas superinteressantes que marcariam o fim de dois sistemas de coisas, sendo um deles o sistema de coisas judaico, e o outro o sistema de coisas mundial. Ele detalhou o desenrolar dos eventos fornecendo sinais que identificariam a proximidade do tempo em que tudo aconteceria, mas fez questão de frisar que ninguém saberia o dia e a hora do “clímax” desses eventos.
Jesus disse que ninguém sabe o dia e a hora
Enquanto humano, Jesus disse muitas coisas fascinantes, e isso tinha uma razão. Ela se encontra no evangelho de João 12: 49. Ali Jesus afirma que “não falou nada de sua própria iniciativa, mas que estava sob um mandamento estabelecido pelo Pai que, por sua vez lhe deu regras sobre o que ele deveria dizer e falar”.
Partindo desse princípio, o de que "foi Deus quem inspirou as escrituras”, conclui-se que é o Criador quem revela como serão as coisas no futuro, e é ele quem decide quando tornar isso conhecido ao mundo. (2 Timóteo 3: 16) Quando Jesus disse o que está registrado em Mateus 24: 36, isso quer dizer que “aquela era a informação que o Criador queria dar à humanidade naquele momento”. Na íntegra, o texto diz:
“A respeito daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o filho, mas somente o pai”. (Mateus 24: 36)
Deus revela segredos sobre o dia e a hora
Mas o Criador é revelador de segredos. (Daniel 2: 47) Quer dizer que Ele revelou ‘o dia e a hora’ do fim dos sistemas de coisas? Não. O dia e a hora permanecem um mistério, pelo menos para a humanidade. Contudo, uns 63 anos depois de ele ter dado a informação para Jesus sobre o sigilo do ‘dia e da hora’, Ele decidiu dar para o seu filho uma revelação abrangente do desenrolar dos eventos que culminarão com o fim completo do atual sistema. Com base nesta informação, é possível se ter o Norte de quando tudo se dará. A informação está em Apocalipse. Diz:
“E os quatro anjos que haviam sido preparados para a hora, o dia, o mês e o ano foram desamarrados para matar um terço das pessoas”. (Apocalipse 9: 15)
Novidades sobre o dia e a hora
O que há de novo aqui? Duas grandezas de tempo que Jesus não disse no monte das oliveiras. Duas informações que o Criador não deu a ele naquele momento e que ascende as expectativas para essas grandezas de tempo. São elas: o ‘Mês e o Ano’. O “dia e a hora”, de fato, ninguém na terra sabe. Mas Jesus não menciona o mês e o ano como algo que estaria além do nosso conhecimento em um tempo futuro.
O mês e o ano já são possíveis saber. De acordo com os cálculos da profecia em Daniel e a data de criação de Eva, o ano é 2023, e o mês é outubro/novembro. Pelo calendário judaico, os meses começam sempre no décimo quinto dia de um mês do calendário gregoriano. De modo que, um mês judaico corresponde à segunda e a primeira metade de dois meses diferentes do nosso calendário.
Jesus estava certo ao dizer que “o dia e a hora ninguém sabe”. Mas, até aquele momento, a informação completa ainda era um segredo para ele. Para nós, logo, aquilo que por enquanto são só expectativas, deixará de ser apenas papel e tinta e serão realidade. A fé é a força que nos motiva a esperarmos com confiança a materialização das infalíveis palavras do Deus verdadeiro.