Mais de um século de história. A revista A Sentinela é a publicação impressa mais lida do mundo. Cada número tem uma circulação de 61.651.000 e está disponível em 297 idiomas atualmente. Diferente da sua parceira Despertai, A Sentinela trata de assuntos de cunho religioso mas sempre faz alusão a fatos históricos que tiveram forte influência na literatura hierática.
Não é a toa que um veículo de comunicação tão poderoso e de alcance mundial chamasse a atenção dos grandes empreendedores, possuidores de marcas de peso no mercado mundial.
Uma das mais poderosas marca de refrigerante do mundo tentou exibir sua logo e comerciais nas páginas da revista. Em caso de acordo fechado a revista poderia mudar totalmente de figura. Poderia aumentar de tamanho ficando no padrão das revistas tradicionais e ser impressa em papel couche. Também é certo que a novidade atrairia outros grandes investidores fazendo o impresso aumentar de 16 para mais de 100 páginas, abrindo espaço publicitário para uma gama de seguimentos do mercado.
No entanto, nada disso aconteceu. O foco da revista é de exclusividade a assuntos religiosos e, sua associação com propagandas comerciais ofuscaria o propósito para o qual ela é produzida. Religiosos das testemunhas de Jeová sempre associam o tema Religião e Comércio à uma passagem bíblica em que Jesus expulsou a chicotadas comerciantes que faziam do templo verdadeiros shoppings centers, transformando um lugar que deveria ser usado única e exclusivamente para adoração em “um covil de assaltantes”.
Assim, a revista segue mantida por donativos e não é vendida. Continua sendo mundialmente conhecida como uma publicação neutra em assuntos políticos e comerciais e que não se envolve em assuntos sociais polêmicos.
Agência Indicatu – SP/BR – 26/05
Texto: Da redação