Todo cristão trava uma guerra diária pela sua fé contra forças espirituais malignas nos lugares celestiais (Efésios 6:12, 13). Esses espíritos nunca dormem no ponto. Eles trabalham a todo o custo para tirar-lhe do caminho da vida. Nessa peleja, qualquer arma física é ineficaz. Apesar de essa ser uma guerra direta entre Satanás e seus demônios contra humanos carnais, os servos de Deus não lutam sozinhos. Há uma multidão de anjos apoiando-os e eles vão vencer o Diabo. Na verdade, eles já venceram uma vez, mas nós não vimos essa guerra. Os ungidos não lutaram nela. Eles lutarão na próxima e também vencerão o Diabo e seus anjos. Para dizer a verdade, a guerra que os anjos venceram no céu abria as portas para a volta dos ungidos mortos na batalha anterior, a da carne. Eles venceram a guerra na carne e por isso voltaram em corpos espirituais para travar uma guerra definitiva contra os mesmos espíritos que os mataram na carne. Mas vejamos como foi a guerra que os ungidos não travaram e que culminou com a derrota do Diabo:
“7 Irrompeu uma guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalharam contra o dragão, e o dragão e os seus anjos batalharam, 8 mas não venceram, nem continuou a haver lugar para eles no céu. 9 Assim, foi lançado para baixo o grande dragão, a serpente original, o chamado Diabo e Satanás, que está a enganar toda a terra habitada. Ele foi lançado para baixo, para a terra, e os seus anjos foram lançados para baixo com ele. 10” (Apocalipse 12:7-10) – TNM 2015.
Quando a bíblia fala de anjos ela nunca se refere aos ungidos, e sim aos filhos espirituais de Deus que foram feitos espíritos por natureza. Com os ungidos é diferente porque, apesar de estes também serem chamados de filhos de Deus, eles passaram por uma mudança de estado de ser. Eles saíram da carne e ganharam um corpo espiritual e foram assim adotados como filhos de Deus (Efésios 1:5). Por isso, a guerra descrita em Apocalipse 12:7-10 foi travada por Jesus e os anjos de Deus contra o Diabo e seus anjos. Os ungidos não lutaram nela. Mas eles lutarão em uma:
12 “Os dez chifres que viste representam dez reis, que ainda não receberam um reino, mas recebem autoridade como reis por uma hora, juntamente com a fera. 13 Eles têm um só pensamento; assim, dão o seu poder e autoridade à fera. 14 Eles batalharão contra o Cordeiro, mas, visto que ele é Senhor dos senhores e Rei dos reis, o Cordeiro irá vencê-los. Os que estão com ele, que são chamados, escolhidos e fiéis, também vencerão.” (Apocalipse 17:12-14) – TNM 2015.
Está chegando a hora! É aqui que entendemos plenamente o sentido do texto que diz que “melhor é o fim de uma coisa do que o seu começo” (Eclesiastes 7:8). Sim! O fim da nossa guerra espiritual será bem melhor do que o começo dela. E melhor ainda será o fim o governo do Diabo que já dura seis mil anos. Os ungidos não falharão nessa guerra. Eles, juntos com Jesus, lutarão e vencerão o Diabo e seus anjos e darão início a um governo de paz de mil anos. O fim disso também será melhor que o começo, e a humanidade estará livre dos seus piores algozes para sempre - o pecado e a morte (Apocalipse 21:4).