Instituído pela primeira vez na história durante a Primeira Grande Guerra, e posto em prática pela primeira vez na Alemanha em 1916, para poupar carvão, o horário de verão entrou no cenário mundial e desde então é rotina em vários países do mundo.
No caso do Brasil, cuja decisão foi mantida pelo governo de não descontinuar o ajuste dos relógios em uma hora mais, o acerto dos relógios começará às 0:00h do dia 15 de outubro e 2017 e perdurará até o terceiro Domingo de fevereiro de 2018, quer dizer, dia 19 do segundo mês.
O governo decidiu manter o horário de verão depois de ficar constatado que a queda na produção de energia não se deu por conta da escassez de chuvas, mas devido a uma alta nas temperaturas.
Já os baianos agradecem ao ex-governador Antônio Carlos Magalhães que, nos tempos idos de 2002, ouviu o clamor da comunidade baiana e suspendeu o horário de verão eternamente. Os governadores posteriores que tentaram implementar o horário no estado em outras ocasiões, foram duramente criticados pela população baiana, onde, segundo pesquisa realizada em 2015, 70% dos baianos foram contra o ajuste dos relógios.
Outros estados brasileiros também já estudam o fim do horário de verão, ficando este de status obrigatório apenas nas grandes Metrópoles.
AGÊNCIA INDICATU - SP/BR - 25/09