Indicatu

noticias/1816113560.jpg
Interessantes
4.990 visualizações
Social

O que é o Mukunzá, iguaria típica da Bahia?

Iguaria de raízes áfricas, Mukunzá é o caldo quente predileto dos baianos em épocas frias

Autor Foto: Ilustrativa / Reprodução
Veja mais artigos em Interessantes

Para esquentar o frio, nada melhor do que um caldo saboroso adocicado. Na Bahia, terra nativa de índios e onde viveram os escravos na época colonial, ele era bastante consumido e foi passado de geração em geração. Estamos falando do Mukunzá, uma iguaria típica da Bahia e que ganhou versões adaptadas em várias partes do Brasil. É também chamado de Mungunzá ou Mugunzá.

Na Bahia ele é doce e bastante saboroso, um cozido que tem em sua receita o milho cozido com leite, cravo da índia e coco ralado e tem seu nome derivado dessa combinação, uma vez que a palavra Mukunzá vem do Kimbundo, uma língua africana falada no nordeste de Angola e significa ‘Milho cozido’.

Os africanos sequestrados e vendidos como escravos para trabalharem nas lavouras de café dos senhores feudais do Brasil “fixaram residência” em dois estados poderosos do país, a saber, a Bahia e o Rio de Janeiro. Eles trouxeram consigo seus costumes, sua culinária, suas danças, fé e crenças. A culinária africana é forte na Bahia e foi “reaproveitada” em diversos pratos típicos de outros países, trazidos para cá por imigrantes.

Apesar de, por vezes, usarem-se a iguaria para ser apresentada em ‘oferendas’ a entidades, como ocorre com outros alimentos, ela não tem nada a ver com o candomblé nem com “despachos”.

Na Bahia, o Mukunzá é vendido de forma tradicional em copos descartáveis. Os vendedores de Mukunzá costumam vender também outras iguarias típicas da região, como o Arroz Doce e o Mingau de milho. A canela em pó é um acompanhante indispensável deste prato e é usada para acentuar seu sabor, como no Arroz doce e Mingau. Além de saboroso, seu cheiro é bastante agradável quando está sendo preparado devido ao aroma exalado por ‘Cravos da índia’ adicionados na receita.

O Mukunzá não é o mesmo que Canjica, uma outra iguaria baiana derivada do milho. A Canjica é uma espécie de “mingau endurecido” e de bastante concentrado.

Mukunzá é tudo de bom.

 

Agência Indicatu – SP/BR – 26/04/2019

Texto: Da redação

4.990 visualizações

mukunzá,iguaria,Bahia,origem

Sidebar
Relacionados

Artigos relacionados




História

História



Mas será o Benedito?
A história de um escravo fugitivo que libertava outros escravos para romper as amarras da escravatura no século XIX

Tecnologia

Tecnologia




Mais lidos

Mais lidos




Esportes

Esportes




Internacional

Internacional




Quem somos Privacidade Termos de uso Cookies