De jeito nenhum. O ovo faz muito bem à saúde e deve ser consumido diariamente. Segundo observações do doutor Lair Ribeiro, comer de quatro a cinco ovos por dia ajuda na prevenção do diabetes e combate o colesterol. E ele não foi o único a falar bem dessa iguaria.
Você sabia que até Jesus Cristo fez boas referências a esse alimento? Veja o que ele perguntou: “Qual pai entre vocês, se o seu filho pedir um ovo, dará um escorpião?” Isso é uma prova de que o alimento já era consumido naquele tempo. Como aquela cultura era altamente conservadora, os costumes eram passados de pai para filho, quer dizer, o ovo já era consumido há milênios antes de Cristo. Meses depois Jesus comparou os cuidados de Deus com a terra santa ao instinto protetor das galinhas. Ele disse: “Quantas vezes eu quis ajuntar vocês assim como a galinha ajunta seus pintinhos debaixo das suas asas”.
Então, se um Deus fala bem da criatura e do seu produto, que mérito teria a indústria farmacêutica para condenar o alimento.
Benefícios à saúde
O ovo contém Betaína, substância encontrada no corpo humano e em animais e plantas. É um composto químico que tem como efeito a retenção de água nas células e a proteção contra condições ambientais desfavoráveis. A substância também é encontrada na Beterraba e em frutos do mar. Também, previne a pessoa de doenças cardíacas, como já foi mencionado no início da matéria. Um outro composto químico encontrado no ovo é a Luteína, uma substância poderosa que previne de doenças na visão como a catarata. É um alimento milenar que, se consumido sem combinações químicas adversas, pode proteger você de vários problemas de saúde.
Frito ou cozido?
Tanto faz, mas, atente para alguns cuidados. O óleo de Canola, apesar de ser um dos mais caros, é altamente condenado por profissionais sérios da medicina. Infelizmente, a maioria da população carece de recursos para se alimentar adequadamente. Os tipos de óleo mais indicados para ser usado no cozimento dos alimentos são a banha de porco, o óleo de coco e o azeite de oliva. O óleo de soja é o mais usado na culinária brasileira pela classe de menor poder aquisitivo e é alvo de críticas e más observações da medicina. Entretanto, se puder fazer uso dos produtos citados acima, não hesite em fazê-lo.
Já o ovo cozido não tem contra indicações. Só não exagere no sal, já que este, também, se consumido em excesso, pode causar sérios danos ao coração. O ovo cozido temperado com canela pode prevenir o Diabetes, segundo o Doutor Lair Ribeiro.
Então, fique tranquilo(a) e aproveite. O ovo faz bem sim à saúde e deve ser consumido sem medo, desde que se tome as devidas precauções. Porém, os organismos não são iguais e há certos alimentos que causam alergias ou até mesmo mal estar. Se esse for o seu caso em relação ao ovo é melhor consultar o seu médico e tomar os cuidados necessários para evitar complicações. Boa saúde para você!
Ag. Indicatu – SP/BR – 16/05