Queda de torre elétrica causou apagão em Jequié por quase 24 horas
Torre derrubada pelo vendaval interditou a BR-116 e causou filas quilométricas
Uma torre de energia foi derrubada pelos fortes ventos que atingiram Jequié e região na tarde desta terça-feira (19). A queda da torre provocou o corte de energia e foi suficiente para deixar Jequié inteira às escuras por quase 24 horas. De acordo com as informações, a energia foi embora por volta das 14h, momento da queda da torre, e só voltou na manhã desta quarta-feira (20) às 9h.
A forte tempestade foi prevista com antecedência e comunicada por uma filial local da Rede Globo. A informação era de que a tempestade seria de ventos fortes, relâmpagos e trovoadas e chuvas de granizo. Em Jequié, moradores relataram que grandes pedras de gelo caíram durante a chuva passageira de ontem. Apesar de a chuva ser breve, os estragos maiores foram causados pelas fortes rajadas de vento.
Os prejuízos na cidade com a tempestade foram enormes. No bairro Mandacaru relata-se que uma árvore caiu e derrubou postes. O apagão também fez o comércio fechar cedo em Jequié. Em outros pontos da cidade há a informação de que telhados foram arrancados e muros foram derrubados ao serem atingidos pelo vendaval.
Apesar dos estragos de ontem, o temporal pode ter sido apenas um ensaio do que está por vir na região. As previsões são de que as chuvas irão se intensificar nos próximos dias. Os fatos parecem ser uma reprise dos anos 2021 e 2022, sempre na mesma data, por volta do natal, onde as tempestades deixaram Jequié embaixo d’água por mais de uma semana.
Até o momento não há relatos de mortos e feridos durante a tempestade que atingiu Jequié nesta terça-feira.