A notícia antiga, mas, tão atual quanto as notícias das manhãs que ainda virão, foi publicada pelo jornal BBC de Londres no final do ano de 2004, quatro meses antes da morte do líder da igreja católica, papa João Paulo II, e trouxe a fala do então pontífice pedindo uma “Nova Ordem Mundial” para a solução dos conflitos e o estabelecimento da paz mundial. Na ocasião, João Paulo disse que “o mundo precisa de uma nova ordem internacional para resolver os conflitos e assegurar a paz”.
Ainda segundo a notícia publicada pela BBC, o Papa teria dito que essa Nova Ordem poderia se inspirar nas Nações Unidas (ONU), e que ela, a nova ordem mundial, deveria ser capaz de fornecer soluções para os problemas atuais com base na dignidade do ser humano, solidariedade entre países ricos e pobres e compartilhação de recursos.
A declaração de João Paulo II naquele ano foi feita durante uma missa na basílica de São Pedro, no Vaticano, para marcar o dia mundial da paz, dia proposto e criado pelo Papa Paulo VI em 1967 para ser celebrado e festejado pela igreja católica no dia primeiro de janeiro de cada ano.
Por incrível que pareça, o pedido de João Paulo II, feito há cerca de dezesseis anos, está em vias de cumprimento documentado e pode surpreender o mundo a qualquer momento.