Conforme a bíblia diz, Deus criou o homem segundo a sua imagem e semelhança Gênesis 1:27. Diz também que ele fez o homem “um pouco menor que os anjos”, no sentido de que os anjos são mais fortes e, por serem espíritos, são uma forma de vida “superior” aos humanos – Salmos 8:5. Tirando isso, anjos e humanos são iguais perante Deus no sentido de serem inteligentes, capazes de amar e refletir com perfeição as qualidades do seu criador. Ao dizer Deus aos anjos, “façamos o homem à nossa imagem”, indica que essa nova criação não seria menos importante do que aquela que já havia nos céus. Acima de tudo, toda a criação de Deus, sejam homens ou anjos, possuem o dom do livre arbítrio, a capacidade de escolher se querem ou não estarem sujeitos à autoridade do soberano do universo.
Mas então, por que Deus testou os humanos e não testou os anjos, já que somos iguais aos anjos nos termos supracitados? Afinal, Adão era perfeito, criado à imagem de Deus, sem defeito, limpo de qualquer vestígio do pecado, como os anjos no céu eram, até então. Por que o Criador testou o livre arbítrio desta sua criação e não o fez com seus filhos angélicos?
A verdade é que aquele teste com Adão e Eva era um teste universal. Ao testar o homem e a mulher, Deus estava testando também seus filhos espirituais. O livre arbítrio estava envolvido nas decisões de toda a criação. A bem dizer, aquilo era uma “oportunidade” para a criação de Jeová mostrar o que realmente tinha no coração. E não demorou muito para que um anjo mostrasse, de fato, quem ele realmente era. Coincidência ou não, foi justamente ele o designado para “cuidar”, ou, supervisionar o Éden e as coisas nele, o cenário da prova – Ezequiel 28:13. Como um Rato em frente a um pedaço de queijo, aquele anjo foi o primeiro a sucumbir ao teste e caiu em tentação. Foi o primeiro a pecar. Mas não foi só ele quem mostrou o que era. Milhões de outros filhos espirituais de Deus expuseram o que são ao decidirem, por conta própria, abandonarem a família de Deus.
Deus tem a capacidade de saber o que cada criatura tem no coração. Se ele sondou os corações dos seus filhos espirituais antes mesmo de criar o universo e as coisas nele e viu “traços” de oposição e rebeldia, isso é apenas uma conjectura. O fato é que o teste com Adão e Eva serviu para expor um conjunto de criaturas rebeldes, oponentes a Deus, que foi desmascarada logo no início da criação.
Agência Indicatu – SP/BR – 10/2019
Texto: Da redação