Body

noticias/N2MvfQv6dVVdQm3CamMjpi4FwOjrJr0HjMMnWKmd.jpg

Fatos notáveis

100.672 visualizações

Social

Secretário-geral da ONU quer paz e segurança mundial nos próximos meses

Trégua Olímpica pode ser a ponte para uma escalada de paz e segurança mundial nos próximos meses

Autor

Fonte: Nações Unidas
(Foto: ONU/Mark Garten)

O secretário-geral das nações unidas, António Guterres, divulgou um vídeo na preparação dos jogos Olímpicos e Paralímpicos, previstos para começarem a partir do dia 23 de julho deste ano (2021), e usou como exemplo de persevera...

Veja mais artigos em Fatos notáveis

O secretário-geral das nações unidas, António Guterres, divulgou um vídeo na preparação dos jogos Olímpicos e Paralímpicos, previstos para começarem a partir do dia 23 de julho deste ano (2021), e usou como exemplo de perseverança e persistência os atletas que superaram diversos obstáculos para participarem dos jogos olímpicos neste ano, para pedir ao mundo que ‘mostre a mesma força e solidariedade nos esforços pela paz e segurança mundial’. A paz e segurança internacional foi a pedra angular para a criação da Liga das Nações após o fim da Primeira Guerra Mundial em 1918.

A “trégua olímpica tradicional”, como é chamado o “silenciar das armas durante os jogos olímpicos”, foi usada por Guterres como “ponte” para um sessar fogo duradouro nos próximos meses, e além. “povos e nações podem aproveitar esta pausa temporária nos confrontos e assim estabelecer cessar-fogos duradouros e encontrar caminhos para a paz sustentável”, disse Guterres.

Um trecho da fala de Guterres que mais chamou a atenção do público destacou seu pedido aos lados atualmente em conflito para respeitarem a Trégua Olímpica durante os jogos de Tóquio e que espera que isso “sirva de base para os próximos meses”, deixando no ar a dúvida de que algo bom a nível mundial pode está por vir ainda este ano. Segundo Guterres, “buscar a paz e a união são metas ainda mais importantes neste ano, com o mundo tentando acabar com a pandemia e consolidar uma recuperação global forte, inclusiva e sustentável.”

António Guterres fez um apelo semelhante o ano passado para impulsionar o mundo a sair da pandemia mediante uma ação conjunta pacífica de todas as nações, mas o mesmo não foi adotado e até visto com maus olhos pela Rússia, que rechaçou o pedido com o argumento de que “a pandemia estava fora do escopo de paz e segurança global”.

Este ano as coisas podem ser diferentes, mas ainda não é garantido que as nações, enfim, entrem num acordo de paz e segurança mundial, visto que cada uma delas buscam seus próprios interesses. Mas, pelo tom de Guterres, o mundo poderá se surpreender com o que pode acontecer até o fim de 2021.

100.672 visualizações

Secretário-geral da ONU, paz e segurança, trégua Olímpica, escalada de paz e segurança, jogos Olímpicos, paz mundial

Falando sobre Artigos relacionados, História, Tecnologia, Mais lidos, Esportes, Internacional

Relacionados

Artigos relacionados




História

História



Mas será o Benedito?

A história de um escravo fugitivo que libertava outros escravos para romper as amarras da escravatura no século XIX


Tecnologia

Tecnologia




Mais lidos

Mais lidos




Esportes

Esportes




Internacional

Internacional




Privacidade Termos de uso Cookies