Body

noticias/Usppt2n5pYL6QwZlDbFI94bx2qZVeLucYRWVn8ZB.jpg

A bíblia em análise

2.145 visualizações

Social

Os ressuscitados vão se casar e ter filhos?

Os exemplos de ressurreições do passado atestam que os ressuscitados vão se casar e ter filhos no futuro

Autor

(Foto: etern.de)

Veja mais artigos em A bíblia em análise

A solução para essa questão está nos exemplos bíblicos já dados. Na bíblia, há pelo menos seis relatos de ressurreições de pessoas que, após serem ressuscitadas, seguiram com a vida de um ser humano normal. Dois desses exemplos estão nas escrituras hebraicas e narram a ressurreição de duas crianças e, consequentemente, as primeiras ressurreições relatadas na bíblia. A primeira delas foi realizada por Elias, o profeta. O filho de uma mulher viúva, que o havia hospedado, adoeceu e morreu de repente, e Elias ressuscitou o menino (1 Reis 17:17-24). Depois veio o caso do milagre de Eliseu, sucessor de Elias. Uma mulher Sunamita, que também o havia hospedado em sua casa, não tinha filhos. Elilseu profetizou que ela daria à luz um filho depois de saber que ela era estéril (2 Reis 4:8-17). Isso aconteceu cerca de um ano depois de Eliseu ter feito a promessa à Sunamita. Ela engravidou, e um ano depois estava com um filho nos braços. Esse menino também adoeceu e morreu, mas foi ressuscitado por Eliseu (2 Reis 4:32-37).

Já nas Escrituras Gregas Cristãs há os relatos das ressurreições feitas por Jesus. Houve o caso da filha de Jairo (Mateus 9:23-26). Depois, a ressurreição do filho da viúva de Naim (Lucas 7:11-17). A seguir teve o caso da ressurreição de Lázaro (João 11: 11-14, 38-44). Por fim há o relato da ressurreição de Êutico, um jovem que caiu da janela do terceiro andar onde os cristãos se reuniam. Na ocasião, o apóstolo Paulo fazia um discurso. Ao chegarem onde o jovem estava caído, viram que ele estava morto, e Paulo o ressuscitou ali mesmo (Atos 20: 9, 10).

De todos esses exemplos, não há nada que comprove que essas pessoas viveram como eunucos pelo resto da vida depois de terem sido ressuscitadas. Pelo contrário. Elas se casaram e tiveram filhos. Esse precedente bíblico de ressurreições ocorridas no passado e a forma como aquelas pessoas viveram após serem ressuscitadas evidencia que as ressurreições do futuro próximo darão aos ressuscitados a oportunidade de se casarem novamente e terem famílias.

A origem da polêmica

A polêmica sobre se os ressuscitados vão ou não se casarem e terem filhos no futuro paraíso restaurado surgiu depois de uma conversa que Jesus teve com os Saduceus, uma seita extremista da época que não acreditava na ressurreição, nem em anjos e nem em espirito (Atos 23:8) Na íntegra, a conversa foi a seguinte:

23 Naquele dia, os saduceus, que dizem não haver ressurreição, se aproximaram e lhe perguntaram: 24 “Instrutor, Moisés disse: ‘Se um homem morrer sem deixar filhos, o irmão dele deve se casar com a viúva para dar descendência ao seu irmão.’ 25 Acontece que havia conosco sete irmãos. O primeiro se casou e morreu, e, visto que não tinha descendente, deixou a sua esposa para o seu irmão. 26 O mesmo aconteceu com o segundo e com o terceiro, e assim com todos os sete. 27 Por último, morreu a mulher. 28 Assim, na ressurreição, de qual dos sete ela será esposa? Pois todos a tiveram como esposa.”

29 Em resposta, Jesus lhes disse: “Vocês estão enganados, porque não conhecem nem as Escrituras, nem o poder de Deus; 30 pois, na ressurreição, os homens não se casam, nem as mulheres são dadas em casamento, mas são como os anjos no céu.” (Mateus 23: 22-30) – TNM 2015.

Destacaremos a resposta de Jesus aos Saduceus no versículo 30, o foco da polêmica. Percebe-se que todas as vezes em que esse assunto é pauta de considerações, o foco sempre está na parte A do versículo trinta: ”na ressurreição, os homens não se casam, nem as mulheres são dadas em casamento”, sendo que o segredo que explica essa fala de Jesus está na parte B do versículo: “mas são como os anjos no céu”.

Nesse cenário de conversa nós temos, talvez, mais de dois grupos envolvidos, e entre eles está o dos Saduceus. Falando mais sobre essa seita, o apóstolo Paulo a descreve assim:

Pois os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito, mas os fariseus aceitam todas essas coisas.” (Atos 23:8) – TNM 2015.

Quando comparamos a resposta de Jesus com essa descrição de Paulo sobre os Saduceus, entendemos a que tipo de ressurreição Jesus se referiu ao falar com eles. Jesus poderiam simplesmente dizer só a parte A de Mateus 23:30 – “na ressurreição os homens não se casam, nem as mulheres são dadas em casamento”. Essa fala satisfaria as pessoas dos grupos que compunham aquele cenário de conversa, menos o dos Saduceus, pois elas acreditavam na ressurreição. Mas Jesus introduz a fala da parte B do versículo dizendo que os ressuscitados serão “como os anjos no céu”, e que por isso “não se casariam”. O que ele quis dizer com isso? Jesus aproveitou a ocasião para ensinar algumas verdades aos Saduceus, a saber, que haverá uma ressurreição dos mortos e que há anjos, espíritos, nos céus. Ao fazer isso, Jesus conduziu a conversa para uma forma de ressurreição diferente da que a maioria das pessoas sabem que vai ocorrer, a ressurreição para a vida num paraíso aqui na terra, o mesmo tipo de ressurreição que Jesus prometeu ao malfeitor que estava sendo executado com ele na estaca de tortura (Lucas 23:43). Assim, Jesus estava falando da ressurreição celestial com os Saduceus.

Anjos não têm sexo

Uma coisa é “ser anjo”, e outra é “ser como anjo”. Qual a diferença? Anjos ‘foram feitos’ anjos e continuarão assim para sempre. Os anjos não tem sexo nem gênero masculino e feminino, pois, não precisam e não foram feitos para se reproduzirem. A reprodução é um invento de Jeová para a sua criação física (material) cujo propósito é a proliferação de suas criaturas terrestres, sejam homens ou animais (Gênesis 1:28). Anjos não precisam ser ressuscitados porque, quais criaturas leais a Deus, eles não morrerão. Diferente dos anjos do Diabo, que terão o mesmo destino do governante deles (Mateus 25:41). Assim, quando Jesus diz que “os ressuscitados serão como os anjos no céu”, ele está falando de uma mudança de ‘estado de ser’, de criatura material para criatura espiritual, e para tanto, é necessário que, nessa forma de ressurreição, o ressuscitado receba um corpo espiritual, pois carne e sangue não podem “herdar o reino de Deus”, isto é, não podem entrar nos céus espirituais porque só habita naqueles domínios os seres espirituais com corpos espirituais, e corpos feitos de carne e sangue não podem entrar lá (1 Coríntios 15:50). Destarte, a resposta de Jesus aos Saduceus em Mateus 23:30 é uma referência à ressurreição celestial. Desse modo, dizer Jesus que “na ressurreição os homens não se casam e nem as mulheres são dadas em casamento porque serão como os anjos no céu” faz todo o sentido porque, para que haja um “casamento”, é preciso haver a conjunção do masculino com o feminino, homem e mulher, e visto que os anjos não têm sexo, é impossível haver casamento entre eles. Note também que a palavra “casamento” citada nesse texto não têm nada a ver com cerimônia civil ou religiosa do ponto de vista atual, onde se celebram a união entre pessoas do mesmo sexo. Para Deus, “casamento” é, e sempre será, a união conjugal entre um homem e uma mulher (Gênesis 1:27). Esse é o seu arranjo santo, divino, imaculado, original, e é assim que será, de acordo com a vontade Dele.

De quem ela será esposa?

Voltando à situação hipotética levantada pelos Saduceus sobre uma mulher que teve sete maridos e de quem ela seria esposa na ressurreição, a aplicação dessa hipótese cabe na ressurreição terrestre. Nesse caso, de quem ela seria esposa? Pela lógica, ela seria esposa do primeiro marido, o homem que tinha seis irmãos e que “casaram com ela” sucessivamente, correto? Em parte, sim. Mas tem mais algumas coisas.

Na morte, rompe-se os laços conjugais entre homem e mulher. De modo que o viúvo ou a viúva estão livres para se casarem novamente:

A esposa está amarrada ao marido durante todo o tempo em que ele estiver vivo. Mas, se o seu marido adormecer na morte, ela estará livre para se casar com quem quiser, somente no Senhor.” (1 Coríntios 7:39) – TNM 2015.

O texto cita a mulher viúva como exemplo, mas isso se aplica também ao homem. Morrendo o cônjuge, seja homem ou mulher, o viúvo ou a viúva está livre para se casar novamente com quem quiser, somente no senhor, isto é, com alguém cristão da mesma fé. Ora, se, morrendo o cônjuge, o cônjuge vivo está livre para se casar com quem quiser, é coerente concluir que, na ressurreição, o ex-cônjuge, então ressuscitado, também estará livre para se casar com quem ele (a) quiser. Neste ponto, responde-se a questão levantada pelos Saduceus: “de quem ela será esposa”? Ora, ela será esposa de quem ela quiser, visto que a morte pôs fim aos laços matrimoniais e ela não estará mais amarrada ao seu marido, e isso vale para quaisquer dos cônjuges ressuscitados. E será assim mesmo?

Bem, há casais que se amam tanto que fazem uma espécie de pacto entre si onde eles se comprometem a esperar pelo outro na ressurreição, e se ambos morrerem antes da vinda do novo mundo (o paraíso terrestre), ao voltarem na ressurreição, continuarão casados por toda a eternidade. Isso é cabível e aceitável do ponto de vista de Jeová. Mas cabe também o conselho de Jesus sobre o estado de solteiro:

Os discípulos lhe disseram: “Se essa é a situação entre o homem e sua esposa, não é aconselhável se casar.” 11 Ele lhes disse: “Nem todos os homens dão lugar a essas palavras, mas somente os que têm o dom. 12 Pois há eunucos que nasceram assim, há eunucos que foram feitos eunucos pelos homens e há eunucos que se fizeram eunucos por causa do Reino dos céus. Dê lugar a isso aquele que pode dar lugar a isso.”” (Mateus 19:10-12) – TNM 2015.

Não haverá descasamentos

Um “descasamento” seria algo do tipo: o cônjuge morreu e o cônjuge vivo se casou novamente. Suponha que chegue o novo mundo e o novo casal passe com vida para lá. Então, o cônjuge ressuscitado “poderia exigir” que o cônjuge vivo desfaça o casamento para continuar casado com ele (a)”. Isso não vai acontecer. Não há base bíblica legal para a obrigatoriedade de um casamento perpétuo pós morte, a não ser na hipótese citada, onde o casal se compromete a isso. Mas biblicamente, não há base legal que obrigue o cônjuge vivo a desfazer o casamento para continuar casado com o cônjuge anterior (morto e ressuscitado).

Enfim, respondendo à pergunta deste artigo: “os ressuscitados vão se casar e ter filhos”? A resposta é [Sim] para a ressurreição terrestre, e [Não] para a ressurreição celestial. O propósito divino para o casamento é o descrito em Gênesis, e é assim que será:

Além disso, Deus os abençoou e Deus lhes disse: “Tenham filhos e tornem-se muitos; encham e dominem a terra”” (Gênesis 1: 28a) – TNM 2015.

2.145 visualizações

ressuscitados vao se casar, exemplos bíblicos, ressurreição de duas crianças, primeiras ressurreições

Falando sobre Artigos relacionados, História, Tecnologia, Mais lidos, Esportes, Internacional

Relacionados

Artigos relacionados




História

História


Mas será o Benedito?

A história de um escravo fugitivo que libertava outros escravos para romper as amarras da escravatura no século XIX



Tecnologia

Tecnologia




Mais lidos

Mais lidos




Esportes

Esportes




Internacional

Internacional




Privacidade Termos de uso Cookies