Um poderoso terremoto de magnitude 7.3 na escala Richter devastou as regiões do Iraque e Irã no final deste domingo (12), deixando até agora 452 pessoas mortas e mais de 7 mil feridos.
O tremor de terra foi detectado a 23 km de profundidade, o que é considerado pelo sistema sismológico mundial como sendo superficial, para tremores de terra dessa proporção.
O terremoto perto da fronteira do Irã com o Iraque foi o mais mortífero deste ano, eclipsando o que atingiu a Cidade do México em setembro.
No Irã até agora já são 455 pessoas mortas confirmadas, contrastando com sete pessoas mortas no Iraque. Autoridades dos dois países já deram início ao processo de resgate e lutam contra o tempo para evitar que mais pessoas sejam mortas pelas consequências do tremor. O Irã declarou três dias de luto oficial.
O tremor foi tão forte que suas réplicas atingiram o Paquistão, Líbano, Kuwait e Turquia. O epicentro do tremor ocorreu próximo à fronteira do Iraque com o Irã, ao sul da cidade iraquiana de Halabja.
Uma nota foi emitida à TV estadual iraquiana pela organização meteorológica do país, pedindo que a população se afaste de prédios e evitem o uso de elevadores.
Populares lutam para tirar pessoas dos escombros. Muitos estão até agora sem entender o que realmente aconteceu.
AGÊNCIA INDICATU - SP/BR - 13/11
Texto: Nossa redação
Fonte: CNN