17 anos se passaram e Walcyr Carrasco, em um de seus mais importantes trabalhos na televisão brasileira, ainda faz sucesso. A novela ‘O cravo e a Rosa’ foi ao ar pela primeira vez no ano 2000 e já foi reprisada duas vezes pela Rede Globo, sendo a primeira reprise entre 2002-2003 e a última a partir de Julho de 2013. Mesmo assim, há quem não se canse de ver as comédias da vida privada dos atores principais, Adriana Esteves, interpretando a Catarina Batista, e o Eduardo Moscovis, vivendo a pessoa do Petruchio, um personagem rústico, mas que fica de pneus arreados pela nada delicada Catarina, “A fera”.
A novela é do estilo comédia e teve como palco o cenário histórico da sociedade brasileira do final do século 19 e início do século 20. Vários fatores contribuíram para o sucesso do tema, entre eles, pode-se citar as vestimentas dos atores que remetem a um período de trajes elegantes importados da cultura europeia, preservada ainda em alguns poucos países da Europa. O vocabulário também foi muito bem estudado e interpretado pelos atores, conferindo à trama um toque bem original da época em questão.
Há quem diga que essa foi a melhor novela produzida pela Globo e que não haverá substituta. Comenta-se até em uma segunda versão do tema, com pequenas mudanças no elenco. Por exemplo, os filhos gêmeos do Petruchio e Catarina estariam hoje com 17 anos, caso houvesse uma continuação.
E você, o que acha do tema? Deixe sua opinião nos comentários.
Agência Indicatu - SP/BR - 14/05
Texto: Da redação
Ag. Indicatu – SP/BR – 13/05