A conversa que sempre rola no boca a boca dos funcionários da fábrica é que, a qualquer momento, a Ramarim pode fechar as portas. Segundo sindicalistas, a ideia é antiga e nunca foi à frente. Só que agora, os maus presságios parecem ganhar forma. Mais de 500 funcionários foram mandados embora da indústria e a previsão é que mais demissões podem acontecer nos dias à frente.
A Ramarim do Nordeste, com sede no município de Jequié na Bahia, instalou-se na cidade no ano de 1998 e emprega quase 5.000 pessoas direta e indiretamente. A fábrica representa uma considerável fatia da economia local. Entretanto, as últimas notícias tem deixado comerciantes ainda mais preocupados. Um possível fechamento de uma fábrica desse porte na cidade representaria um impacto econômico altamente negativo que poderia levar a cidade e distritos circunvizinhos a situação de calamidade pública econômica.
Até o momento, as informações de líderes e supervisores da fábrica, passadas para operários dos diversos setores da indústria são de que mais demissões virão, deixando pais de família, que tem o emprego como única fonte de renda, muito preocupados com as más notícias.
A prefeitura do município ainda não se manifestou sobre o caso.
Ag. Indicatu – SP/BR – 16/05