Muito aguardada por centenas de milhares de testemunhas de Jeová no Brasil, a matéria do Gilberto Barros 'A TV Leão em Betel' com certeza foi a cobertura jornalística mais minuciosa sobre o grupo religioso até o momento, e que, talvez, nunca mais se repita.
Para quem acompanhou a transmissão do programa ao vivo pelo facebook pôde sentir de primeira mão a alegria e o entusiasmo de testemunhas de Jeová de todo o país. Como dizem os religiosos, foi 'Um grande testemunho' em favor do nome de Deus nunca antes visto na história da mídia brasileira.
Mas, algumas coisas dificultaram o sucesso do programa, o que acabou prejudicando, de certa forma, a sua audiência. Veja algumas delas:
A época do ano
Quem conhece as testemunhas de Jeová sabe que elas realizam três eventos de peso durante o ano, sendo o mais longo de todos, seus congressos de três dias, cuja temporada começa no mês de Maio e vai até o final de Outubro. Durante esse período, o grande volume de informações, associado à carga horária de cada programa diário, deixa o usuário exausto, o que lhe faz ir à busca de descontrações ao ar livre à noite, alguns nas praças de alimentações, outros em pizzarias e restaurantes. Um fator que com certeza prejudicou a audiência da transmissão do programa.
O dia da semana
Testemunha de Jeová não para de estudar. A sexta-feira, dia em que a série foi exibida, é o dia em que a maioria dos religiosos preparam o estudo de A Sentinela, estudada nos fins de semana. Assim, os que não estavam no congresso, ocuparam-se com outras obrigações. Teve quem sugerisse a exibição do programa na segunda-feira, único dia livre de obrigações teocráticas para as TJs.
Conexão ruim
A audiência ao vivo durante a transmissão da série oscilou entre 2.500 a 3.000 usuários. Nos comentários, muitas reclamações de internautas com a conexão ruim. Infelizmente, no Brasil, grande parte da população não tem acesso à uma conexão de internet de qualidade, em alguns casos, à nenhuma sequer. Segundo comentários, houve quem fizesse grupos para assistir juntos a série em Betel.
Independente da audiência, o fato é que, depois dessa, a TV Leão sai com um público fidelizado de mais de 100.000 usuários contentes com a cobertura favorável de uma das religiões mais criticadas do planeta. A dúvida que paira no ar é se vem mais coisas que não foram mostradas na série pelos dias à frente.
AGÊNCIA INDICATU - SP/BR - 05/08