O pastor Russel, a televisão e você
Dez milhões de pessoas assistiram ao filme de longa metragem em 1912. A tecnologia estava a frente do seu tempo
Nascido de um casal de imigrantes irlandeses, Charles Taze Russel, logo cedo na vida, buscava com afinco as respostas para as suas dúvidas sobre a verdade contida nas escrituras, a qual se encontrava manchada pela má contextualização religiosa tradicional que dominava por séculos o monopólio das informações do livro sagrado.
Herdeiro de uma famosa e bem sucedida rede de lojas de roupas na Pensilvânia e outras cidade americanas, Russel se desfez do seu negócio secular para se dedicar a algo mais valioso do que os tesouros perecíveis e passageiros: Uma obra colossal de evangelização em massa nunca antes vista na terra.
Iniciada com recursos próprios e sem fins lucrativos, a Sociedade Torre de Vigia surgiu no cenário mundial como a maior emissora de conteúdo escrito voltado para o campo eclesiástico da história. A produção em larga escala de bíblias, pequenos folhetos e revistas causaram tanto impacto que, em pouco tempo, o pequeno grupo de estudantes da bíblia que começou com 6 membros se expandiu para milhares em toda a América.
O grande feito de Russel foi o famoso ‘Foto Drama da Criação’. É hilário, mas, ele foi o primeiro homem no mundo que soube aproveitar a chegada das artes cênicas no contexto social do ano 1912 em que a reprodução sincronizada de vozes, filmes e imagens ainda nem existia, mas que apenas engatinhava por detrás das pesadas cortinas imaginárias dos cineastas e descobridores da teledramaturgia.
O Foto Drama da Criação foi lançado pela AIEB (Associação Internacional dos Estudantes da Bíblia) em 1914, sob a direção de Russel e tinha a duração de 8 horas. Se quiser uma boa referência de quando o cinema deixou de ser mudo e começou a combinar a reprodução de áudio e vídeo simultaneamente, basta contar dez anos após essa data, só para se ter uma noção. A novidade foi tão revolucionária e atrativa que, em apenas 1 ano, 9 milhões de pessoas em todo o mundo assistiram o Foto-Drama da Criação.
Podemos dizer que esse invento fantástico, cuja tecnologia empregada na época foi um feito inédito e extraordinário, preparou o caminho para o surgimento de todas as mídias audiovisuais existentes na atualidade. Desde a TV ao seu smartphone, podemos ver uma pequena participação do trabalho dedicado e corajoso de Russel, um estudante dedicado da bíblia que investiu seus recursos em tecnologia para promover e disponibilizar os interesses sagrados de Deus em benefício do próximo de forma gratuita.
Com informações de: DVD Fé em ação