Os sapos são criaturas anfíbias e se alimentam de insetos, em sua maioria, nocivos aos seres humanos, como: escorpiões, besouros, aranhas, grilos, lesmas, pernilongos, moscas e até mosquitos da dengue. Em alguns casos eles se alimentam também de pequenos vetores vertebrados, como os ratos, mas nunca serão perigosos para nós como as cobras que engolem gente ou como aquela cobra que mama no peito. Sapos não gostam de ambientes sujos, por isso evitam as áreas urbanas. De modo que a presença incomodativa e descontrolada de insetos nas cidades é um indicativo da falta que faz esse “faxineiro biológico natural”. Muitas pessoas têm “horrores” a sapos, e a razão disso se deve aos mitos perpetuados há décadas por pessoas que desconhecem a importância deles na natureza e até mesmo devido a essas criaturas serem maldosamente usadas em “trabalhos de bruxaria". Assim, se aquele sapo que te assusta não tiver tido a mesma sorte dos gatinhos que ficaram ricos ao herdarem a erança da patrõa, é provável que você queira distância deles. Entretanto, os sapos são inofensivos ao ser humano e, conforme já dito, eles são superimportantes na natureza e trabalham em prol da nossa saúde. Vejamos então alguns mitos sobre os sapos.
Os sapos mordem?
Não. Os sapos não têm dentes, e, portanto, não mordem. Quando se sentem ameaçados eles se comportam de algumas maneiras estranhas, como 'inchar o corpo' para parecerem maiores do que são, ou abrirem a boca e “atacar”, mas tudo não passa de um blefe. É o medo de serem atacados que os fazem agir assim na presença de predadores e seres humanos para que eles vão embora e os deixem em paz. A única arma que os sapos têm é a sua língua grande e pegajosa, e a razão disso se deve à sua própria sobrevivência, visto que a usam para se alimentar, e a função deles de manter a natureza em equilíbrio, limpando-a de pragas.
Sapos jogam veneno?
Não. Apesar de venenosos, os sapos não são dotados de um sistema que o capacite esguichar veneno nas pessoas, presas ou predadores. O veneno dos sapos é armazenado em glândulas laterais dispostas na parte anterior dos olhos e é conhecido como ‘bufotenina’ e são próprios de algumas espécies de sapos do gênero bufo, como o sapo “cururu”, ou sapo boi. Esse veneno de aspecto leitoso é uma defesa dos sapos e tem efeitos alucinógenos em seus predadores. É uma proteção que os sapos disparam quando são mordidos por animais que tentam engoli-los, como cobras e outros. De modo que, para os humanos, os sapos são inofensivos.
Sapos fazem xixi nos olhos das vítimas?
Não. Os sapos não têm esse poder. O que chamam de “xixi” na verdade é o veneno que os sapos liberam de suas glândulas quando são mordidas por predadores ou apertadas com força por seres humanos, e, como já dito, essa é uma defesa dos sapos, e só é acionada quando eles são atacados.
Portanto, quando você vir um sapo pulando por aí ou dentro de sua casa, não se apavore. Se não quiser brincar com ele, não o maltrate e nem jogue sal nele. Apenas ponha-o para fora de casa ou faça-o ir embora. Afinal, ele está ali à procura de “alimentos” que te fazem mal. Mas caso queira segura-lo na mão, não aperte suas glândulas, pois o veneno pode sim, se atingido na boca ou nos olhos, causar sérios danos à sua saúde. Fora isso, os sapos são figuras sensacionais.