Indicatu

Internacional 2.457 visualizações

Trump desiste de bombardear o Irã após saber o número de mortes que o bombardeio causaria

Decisão do presidente americano pode está relacionada ao temor das consequências

Trump desiste de bombardear o Irã após saber o número de mortes que o bombardeio causaria
Foto: Tv Globo

Assim estão noticiando as agências de notícias do mundo inteiro o fato inédito na história dos Estados Unidos. Segundo as informações, o presidente americano Donald Trump voltou atrás da decisão 10 minutos antes depois de ter autorizado as forças americanas de bombardearem o Irã após a derrubada de um drone americano pelos iranianos.

As tensões internacionais ficaram intensas nos últimos 4 dias após provocações, empurrões e ataques entre os dois países. No entanto, à primeira vista a decisão de Trump parece estar associada com as consequências econômicas e diplomáticas que um ataque declarado ao Irã causaria no mundo inteiro, visto que o petróleo - como sempre, o vilão das inimizades entre os países dominantes do mundo - teria suas reservas comprometidas com o disparo de mais uma guerra que custaria caro ao bolso dos americanos que, economicamente, já vão mal das pernas com a disputa econômica com a China, além do alto custo bélico que a potência é obrigada a manter para intimidar e saquear países com ricas reservas naturais, as quais os Estados Unidos estão de olho, como é o caso da Venezuela. Esses fatores estão fazendo a economia americana ruir, obrigando o país a partir para o ataque no intento de manter-se no topo do mundo com o status de potência mundial, usando para tanto táticas abusivas e perversas, parecidas com as mesmas usadas por eles contra o Japão durante a Segunda Guerra mundial, fato que acabou desencadeando no ataque irado dos japoneses à ilha de Pearl Harbor.

Os Estados Unidos completam oficialmente 75 anos de potência mundial em 02 de setembro de 2020, data em que no ano de 1945 os japoneses formalmente assinaram o acordo de rendição a bordo do USS-Missouri.

 

Agência Indicatu – SP/BR – 21/2019

Texto: Da redação















Quem somos Privacidade Termos de uso Cookies