Testemunhas de Jeová aprendem técnicas de jornalismo para contatar o público
O treinamento acontece nos encontros de meio de semana
A comunicação é a arte mais antiga e um dos impulsos mais fortes da humanidade. Seja falada ou escrita, ela é usada para expressar ideias, emitir sinais de alerta, exercer a diplomacia. Sejam quais forem os objetivos, a finalidade é sempre uma só: tocar as pessoas de alguma forma.
Não demorou muito para a humanidade descobrir o poder que tem a comunicação ,e, quando executada de forma meticulosa, é capaz mudar opiniões e até mesmo a história. Não é à toa que os grandes canais de comunicação, televisivo, digital ou impresso, tem usado deste artifício para manipular as massas. E isso não se limita apenas aos meios de comunicações, mas sim, também, a ministros religiosos, que usam dom da fala para cativar, instruir ou até mesmo iludir o público.
Ser visto, ou reconhecido, é um impulso natural do ser humano. Conceder uma entrevista a um meio de comunicação, quer seja na televisão ou no rádio, pode ser considerado um privilégio, e para muitos é um sonho.
A maioria das pessoas ainda não perceberam, mas, frequentemente, técnicas infalíveis e indispensáveis do jornalismo profissional estão sendo usadas com o público em geral por pessoas muito bem preparadas para se comunicarem com os interlocutores da mensagem. Para tanto, não é necessário sair da própria casa ou do local de trabalho, se for o caso.
Trata-se dos métodos usados pelas Testemunhas de Jeová ao contatarem as pessoas de porta em porta. As técnicas de comunicação usadas por elas para falarem com o público são as mesmas técnicas aprendidas por alunos dos cursos de jornalismo nas universidades.
Cada uma das Testemunha de Jeová passa por um processo de Treinamento onde as técnicas são ensinadas de forma precisa. Entre elas, destacam-se a Modulação, Volume, Pausas, Respiração, Contato visual, Postura, entre outras.
As técnicas são ensinadas nos encontros (reuniões) de meio de semana na escola do ministério teocrático, uma espécie de curso (treinamento) para preparar os publicadores para o contato externo com o público em geral. Como apoio preparatório é usado o livro (manual) Beneficie-se da Escola do Ministério Teocrático, que contém todas as técnicas e ensinamentos que preparam desde crianças, adolescentes e adultos a desenvolverem a arte de ensino.
Conclui-se assim que, a informação que chega na sua casa por esses publicadores não é algo qualquer, feito de qualquer jeito. Existe um preparo meticuloso, um raciocínio lógico e um esforço extrênuo para levar a mensagem da forma mais precisa e exata possível.
Assim sendo, receba com orgulho essas visitas em sua casa. Vê-se a preocupação de uma força bem maior por trás desse serviço em fazer com que a sua mensagem seja expressa e perpetuada de forma respeitosa e digna de atenção. Afinal, toda essa preparação só quer dizer uma coisa: você é importante.
Agência Indicatu - SP/BR - 21/12
Texto: Da redação