Body

noticias/WvMQ2iBKq0cLIe5H5VM2i2ZcXShi3FlcZheuDskp.jpg

A bíblia em análise

1.807 visualizações

Social

Quanto tempo durou a provação de Jó?

Por quanto tempo Jó foi provado pelo Diabo?

Autor

Foto: jw.org - A história de Jó

A bíblia não diz quanto tempo durou a provação de Jó. Sabemos que a provação de Jó é dividida em duas partes. Na primeira, Satanás ataca os bens de Jó e mata os filhos dele. Tudo isso acontece em apenas...

Veja mais artigos em A bíblia em análise

A bíblia não diz quanto tempo durou a provação de Jó. Sabemos que a provação de Jó é dividida em duas partes. Na primeira, Satanás ataca os bens de Jó e mata os filhos dele. Tudo isso acontece em apenas um dia (Jó 1:13-20). Depois disso, passou algum tempo, talvez dias ou semanas, para o Diabo seguir com suas perversidades contra Jó. Para isso ele tinha de aproveitar as reuniões no céu que Deus faz com os anjos, e foi em uma dessas ocasiões que ele exigiu que Jó sofresse na carne. Assim, a provação de Jó seguiu adiante por um bom tempo, mas a bíblia não revela esse período de tempo. Entretanto, uma frase que Jó disse enquanto era provado pelo Diabo nos dá uma pista de quanto tempo durou a sua provação:

“Jó continuou seu discurso, dizendo:  2 “Quem me dera voltar aos meses passados, Aos dias em que Deus cuidava de mim.” (Jó 29:1, 2) – TNM 2015.

Por essa fala de Jó nós concluímos que a provação dele durou meses, um tempo suficiente para que o Diabo tentasse convence-lo de que ele tinha sido abandonado por Deus e que sua “nova situação” não mudaria mais para melhor, mas que ele seguiria assim até a sepultura. Isso significa também que a provação de Jó não durou um ano ou mais, pois, se fosse assim, ele teria dito algo, como: “quem me dera voltar a um ano atrás”. Se fosse para especular, diríamos que a provação de Jó durou 6 meses exatos, não mais que isso, tendo em vista que ele falou que já estava há meses naquela situação; também, o número 6, na bíblia, está sempre associado a trabalho árduo ou a sofrimento, e, neste último caso, o alvo é sempre um servo leal de Deus (Êxodo 20:11; Marcos 15:25, 34). Mas tem mais um detalhe interessante.

Alguns demônios sabem o futuro

Tão interessante quanto o período de tempo que durou a provação de Jó, é o tempo em que seus “amigos” Elifaz, Bildade e Zofar chegaram para lhe mostrar solidariedade. O relato diz que, depois de terem chegado, eles ficaram parados perto de Jó por sete dias e sete noites inteiros (Jó 2:13). Depois disso, o diálogo entre eles se desenvolveu e, pelo visto, toda a conversa que lemos no livro de Jó a partir do capítulo três durou apenas um dia. Chegamos a essa conclusão porque não há indícios de cortes entre as falas. O que isso significa? Bem, o relato diz que os amigos de Jó ficaram parados perto dele por sete dias e sete noites inteiros. Sendo assim, foi no oitavo dia que eles começaram a dialogar com Jó. Isso quer dizer que os amigos de Jó chegaram em seu destino oito dias antes do fim da provação de Jó. Isso é interessante porque o número oito tem um forte significado no espiritismo por ser o número sucessor do número sete, o número da perfeição. Isso significa também que o Diabo e alguns de seus demônios já sabiam quando a provação de Jó teria fim e deram um jeito de darem a cartada final na tentativa de lhe quebrar a integridade. E eles não perderam tempo. Oito ou nove dias antes do fim da provação de Jó, Satanás fez uma visita a Elifaz, um dos amigos de Jó, para preparar a mente daquele indivíduo com argumentos mortíferos a fim de tornar a situação de Jó ainda mais ruim (Jó 4:12-21). O Diabo foi na pessoa certa plantar a semente do mal. Pelo visto, aquele homem tinha certa afinidade com os espíritos iníquos porque, ao receber aquela visita, ele disse que “não reconheceu o aspecto do espírito iníquo” (Jó 4:16). Não se reconhece alguém sem que antes o tenhamos conhecido. Dizer que não reconheceu o aspecto do espírito indica que, ou o espírito era diferente de outros que ele já conhecia, ou que o espírito estava diferente de como ele o conhecia”. E assim, depois de destilar o veneno na mente de Elifaz, o Diabo deixou o resto por conta da sorte na esperança de que Jó cambalearia ante as palavras derrubadoras do maligno. Mas ele não teve sucesso. Jó fez justamente o oposto do que o Diabo esperava:

Eu nunca os declararia justos! Até eu morrer não renunciarei à minha integridade!” (Jó 27:5) – TNM 2015.

 

1.807 visualizações

provação de Jó, tempo da provação de Jó, maldade contra jó, levolência, querença, rueldade, tentado pelo diabo

Falando sobre Artigos relacionados, História, Tecnologia, Mais lidos, Esportes, Internacional

Relacionados

Artigos relacionados




História

História

Mas será o Benedito?

A história de um escravo fugitivo que libertava outros escravos para romper as amarras da escravatura no século XIX




Tecnologia

Tecnologia




Mais lidos

Mais lidos




Esportes

Esportes




Internacional

Internacional




Privacidade Termos de uso Cookies