Body

noticias/AfcqZAI382bXpy1zxVVshW2JHLlTqMwS3sSJkX4B.jpg

A bíblia em análise

1.129 visualizações

Social

Quem são os quatro anjos que seguram os ventos da destruição?

Os ventos da destruição serão soltos em breve

Autor

Foto: Montagem por Indicatu

Quatro anjos estão segurando firmemente os ventos da destruição que se abaterá sobre a terra em breve. Essa é uma das designações mais importantes já atribuídas às criaturas angélicas, e eles encaram is...

Veja mais artigos em A bíblia em análise

Quatro anjos estão segurando firmemente os ventos da destruição que se abaterá sobre a terra em breve. Essa é uma das designações mais importantes já atribuídas às criaturas angélicas, e eles encaram isso como um grande privilégio dado por Deus. Quem são os anjos que seguram os ventos da destruição? Podemos ter uma pista de quem são esses anjos pela posição em que eles se encontram em suas designações. Ao falar sobre eles, o texto em Apocalipse diz:

Depois disso vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, segurando firmemente os quatro ventos da terra, de modo que nenhum vento pudesse soprar sobre a terra, nem sobre o mar, nem sobre árvore alguma.” (Apocalipse 7:1) – TNM 2015.

Esse texto é cheio de detalhes interessantes, a começar pelo trecho que diz que os anjos estão “nos quatro cantos da terra”. A terra é esférica, e por isso ela não tem cantos. Na verdade, toda esfera é um quadrado de cantos arredondados em 50% ou 100%. Mas quando a bíblia fala da terra nesse texto, ela se refere à esfera terrestre onde vivemos e onde os anjos estão posicionados. Os cantos a que o texto se refere são, na verdade, os quatro pontos cardeais da terra, Norte e Sul, Leste e Oeste. A partir de agora as coisas ficam ainda mais interessantes porque os “cantos” da terra são simbólicos, e sendo assim, os quatro anjos também são simbólicos. O que o texto quer dizer é que, tal qual os quatro pontos cardeais, os anjos de Deus que seguram os ventos da destruição estão em toda a terra e dominam de modo poderoso os pontos principais dela impedindo que a grande tribulação se desencadeie antes do tempo designado. Isso quer dizer que não são, necessariamente, quatro anjos que seguram os quatro ventos da destruição, mas que os anjos (talvez grandes grupos angélicos) designados por Deus para esta finalidade estão em toda a terra exercendo domínio sobre pessoas e nações poderosas.

O texto fala também dos quatro ventos da terra segurados pelos anjos. Cada um dos anjos segura um dos ventos da destruição. Sabemos que esses ventos literais existem de verdade. Alguns estudiosos dizem que, dos quatro, o vento Leste é o mais poderoso. Algumas citações na bíblia sobre o vento Leste são bastante curiosas. Por exemplo, Jeová usou o vento Leste para trazer gafanhotos na oitava praga contra o Egito (Êxodo 10:13). Já para remover a praga de gafanhotos, Jeová usou um vento Oeste e lançou os insetos no mar vermelho (Êxodo 10:19). Foi também com um forte vento Leste que Jeová abriu o mar vermelho como rota de fuga para os hebreus (Êxodo 14:21). Agora veja de onde vem o anjo que ordena os quatro anjos a não soltarem os ventos da destruição:

“E eu vi outro anjo subir do nascente, com um selo do Deus vivente, e ele gritou em alta voz para os quatro anjos aos quais havia sido concedido fazer dano à terra e ao mar: 3 “Não façam dano à terra, nem ao mar, nem às árvores, até termos selado na testa os escravos do nosso Deus.”” (Apocalipse 7:2, 3) TNM 2015.

Esse anjo que sobe do Nascente não é um dos quatro posicionado “no canto Leste” da terra e que segura o vento da destruição neste ponto cardeal. Ele vem do Nascente porque ele tem ordens dadas pelo Deus do Nascente do sol, Jeová, a serem passadas para os quatro anjos. Essa é outra forte referência ao Leste. Com base nesses precedentes bíblicos que citam o Leste em situações importantes, concluímos que o Leste, na bíblia, está sempre associado à pessoa de Jeová e aos atos dele na terra. Mas tem mais um detalhe.

Os ventos da destruição que os quatro anjos seguram são os eventos relacionados com a grande tribulação. Isso é interessante porque fica explícito que a grande tribulação será simultaneamente global. Os quatro ventos da destruição serão soltos ao mesmo tempo e terá impacto em toda a terra, de modo que não haverá ponto neutro para onde se possa fugir ou escapar da grande tribulação. Não haverá um lugar de sossego para onde se possa ir. Isso faz sentido porque, visto que os ventos da destruição serão soltos pelos anjos por ordem de Deus, será ele quem estará executando o julgamento, e, se ele fará isso em toda a terra, será inútil tentar escapar. Não haverá como escapar. Mas é possível sobreviver à grande tribulação que se aproxima de modo veloz. Falaremos disso no próximo artigo.

1.129 visualizações

os quatro anjos, ventos da destruição, ochomo, orrasca, olo, uração, gélico

Falando sobre Artigos relacionados, História, Tecnologia, Mais lidos, Esportes, Internacional

Relacionados

Artigos relacionados




História

História


Mas será o Benedito?

A história de um escravo fugitivo que libertava outros escravos para romper as amarras da escravatura no século XIX



Tecnologia

Tecnologia




Mais lidos

Mais lidos




Esportes

Esportes




Internacional

Internacional




Privacidade Termos de uso Cookies