Eike Batista, preso acusado de corrupção e lavagem de dinheiro, pode ser solto do cárcere após ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, conceder habeas-Corpus ao acusado.
Eike Batista só poderia permanecer preso caso não houvesse outras acusações contra ele. Já que não tem, a decisão do Ministro Gilmar Mendes pode pôr em liberdade o homem mais rico da história do Brasil e um dos maiores do mundo.
Antes de ser preso, Eike disse em uma certa entrevista que é dono de uma mina de ouro na colômbia, estando a mesma em plena atividade. Apesar dos crimes dos quais é acusado, o Ex-empresário detém de muito carisma por parte de alguns Ex- funcionários de suas empresas. É lembrado por eles como sendo uma pessoa humilde e acessível.
Eike possue dupla cidadania. Além de brasileiro nato, é também cidadão alemão, país que não extradita seus súditos. Porém, não fugiu da prisão à qual estava sujeito. Entregou-se à polícia federal no início deste ano, onde permanece preso, ouvindo o som da liberdade ecoando em passos no corredor. A qualquer momento, seus advogados podem tirá-lo da prisão.
Se for solto, Eike não poderá sair do país nem visitar amigos acusados de crimes parecidos com os que ele praticou. Poderá usar tornozeleira eletrônica ou ter que se apresentar periodicamente à justiça.
Da redação
(Agência Indicatu, SP, 29/04)